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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A organização do trabalho pedagógico escolar na pandemia: uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal de Aparecida de Goiânia
Título(s) alternativo(s): The organization of school pedagogical work in the pandemic: an analysis of the Pedagogical Political Project (PPP) of a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) of the municipal network of Aparecida de Goiânia
Autor(es): Santos, Maria José Ferreira dos
Primeiro Orientador: Araújo Júnior, João Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo Júnior, João Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Wellington Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
Resumo: Objetivou-se analisar as mudanças ocorridas nos períodos de transições entre o ensino presencial para o remoto, em função da COVID-19, e deste para o ensino presencial. Realizou-se uma pesquisa documental tendo como referência o Projeto Político Pedagógico de um Centro Municipal de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Aparecida de Goiânia. Deu-se ênfase à compreensão dos fundamentos do trabalho pedagógico para a Educação Infantil a partir das mudanças ocorridas no PPP de um CMEI entre os anos de 2019 a 2022. Como referencial utilizou-se Guimarães (2018), Paro (1993) e VEIGA (2013). No geral, observou-se que houve mudanças sobre a organização do trabalho pedagógico dentro dos centros Municipais de Ensino tendo o Projeto Político Pedagógico como referência, não apenas como formalidades institucionais, mas, principalmente, como expressão do movimento institucional para direcionar o trabalho educativo.
Abstract: Objective was to analyze the changes that occurred in the transition periods between face-to-face teaching to remote teaching, due to COVID-19, and from this to face-toface teaching. A documentary research was carried out with reference to the Pedagogical Political Project of a Municipal Center of Early Childhood Education of the Municipal Teaching Network of Aparecida de Goiânia. Emphasis was placed on understanding the fundamentals of pedagogical work for Early Childhood Education based on the changes that occurred in the PPP investigated in the periods between 2019 and 2022. Guimarães (2018), Paro (1993) and Veiga were used as a reference (2013). In general, it was observed that there were changes in the organization of pedagogical work within the Municipal Teaching centers having the Pedagogical Political Project as a reference, not only as institutional formalities, but, mainly, as na expression of the institutional movement to direct the educational work.
Palavras-chave: Educação infantil
Pandemia
Trabalho pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: SANTOS, Maria José Ferreira dos. A organização do trabalho pedagógico escolar na pandemia: uma análise do projeto político pedagógico (ppp) de um centro municipal de educação infantil (cmei) da rede municipal de Aparecida de Goiânia. Aparecida de Goiânia, 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1558
Data do documento: 31-Jan-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

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