Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1522
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sobre a escola e os transtornos relacionados à aprendizagem: um estudo a partir da teoria histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): About school and learning-related disorders: a study from the cultural-historical theory
Autor(es): Brasileiro, Giselle Rodrigues de Jesus Lima Santos
Primeiro Orientador: Lôbo, Daniella Couto
metadata.dc.contributor.referee1: Lôbo, Daniella Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Selma Regina
Resumo: Este trabalho encontra-se inserido na linha de pesquisa, Fundamentos dos Processos Educativos aborda os transtornos relacionados à aprendizagem a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Objetiva-se compreender a luz da teoria históricocultural os transtornos de aprendizagem no contexto escolar. A partir da escolha do referencial teórico buscamos respostas à seguinte questão: Quais as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para compreensão dos transtornos relacionados à aprendizagem no contexto escolar? Os estudos do psicólogo Lev Semionovich Vygotsky para a elaboração dessa pesquisa foram fundamentais, também foram realizados estudos sobre as dificuldades e dos transtornos de aprendizagens. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, dos estudos de Vygotsky (1991); Souza (2008); Tuleski; Eid (2007); Dazzani et al. (2014); Viégas; Harayama; Souza (2015) dentre outros autores. Historicamente os transtornos e dificuldades de aprendizagens são apontados como a causa do fracasso escolar, acredita-se que é necessário ter uma concepção diferente sobre esse tema, e os estudos de Vygotsky contribuem esse entendimento. Espera-se que este trabalho sirva de motivação para possíveis estudos futuros, trazendo assim contribuições para a área de pesquisa.
Abstract: This work is inserted in the line of research, Fundamentals of Educational Processes, approaches disorders related to learning, referring to Vygotsky's Cultural-Historical Theory. The aim is to understand learning disorders in the school context in the light of cultural-historical theory. Based on the choice of theoretical framework, we sought answers to the following question: What contributions does the Historical-Cultural Theory make for understanding disorders related to learning in the school context? The Lev Semionovich Vygotsky studies of this research were for the elaboration, it also seeks solutions in articles focusing on the learner and learning disorders. For that, a qualitative research of bibliographic knowledge was carried out, from the studies of Vygotsky (1991); Souza (2008); Tuleski; Eid (2007); Dazzani et al. (2014); Viégas; Harayama; Souza (2015) among other authors. Historical studies and learning difficulties are pointed out as the cause of school failure, it is believed that it is necessary to have a different creation on this topic, and Vygotsky's contribute to understanding. It is hoped that this work will serve as a motivation for research studies, thus seeking the research area.
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem
Teoria histórico-cultural
Educação
Transtornos de aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: BRASILEIRO, Giselle Rodrigues de Jesus Lima Santos. Sobre a escola e os transtornos relacionados à aprendizagem: um estudo a partir da teoria histórico-cultural. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1522
Data do documento: 8-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gisele Rodrigues.pdf600,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.