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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O projeto EJATEC em Goiás: uma análise documental
Título(s) alternativo(s): The EJATEC project in Goiás: a document analysis
Autor(es): Barbosa, Elisa Pimentel
Primeiro Orientador: Comerlatto, Giovani Vilmar
metadata.dc.contributor.referee1: Comerlatto, Giovani Vilmar
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Mad'anna Desirre Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Castro, Claudia Borges
Resumo: Trata-se de um estudo acerca do Projeto EJATEC no estado de Goiás destinado à Educação de Jovens e Adultos, na modalidade a distância, para a conclusão do ensino médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada através de uma análise documental do Projeto EJATEC, seus conceitos, sua avaliação por parte dos professores e estudantes. Analisam-se também os dados referentes à EJA no estado de Goiás, buscando compreender as causas da evasão e do abandono escolar, as legislações que garantem a EJA no Brasil e as políticas de educação a distância. Em termos teóricos, as referências pautaram-se por Freire (1987, 2002), Arroyo (2017), Barbosa (2018), Castro (2011), Libâneo (2006), Saviani (2012), Paro (1998), entre outros. As conclusões da análise dos documentos revelam que há limitações da autonomia do docente e do contato presencial, embora seja também uma possibilidade para um público adulto que não consegue estudar presencialmente. Porém, questiona-se o fato de ser essa a aposta prioritária para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida pela Seduc/GO. Então, como uma alternativa entre as possíveis propostas, necessita de maior aprofundamento teórico por meio de pesquisas sobre o programa e os seus impactos na vida do sujeito trabalhador da EJA e para o campo de trabalho docente.
Abstract: This paper is a study on the EJATEC Project in the State of Goiás, which focuses on the Youth and Adults Education through a Distance Learning Program, that aims for the completion of high school. The qualitative research method was used for performing a documentary analysis of the EJATEC Project, its concepts, its evaluation by teachers and students, also analyzing the data referring to education in the State of Goiás by EJA. It was aimed at better comprehending the causes of dropout, the laws that guarantee EJA in Brazil as well as the Distance Learning Education policies so that it was then possible to look over the project presented here, the contribution of Freire, Arroyo, Barbosa, Castro, Libâneo, Saviani, Paro, among others. Conclusions show that the program still has many contradictions, lacking reference and official data, limiting teaching autonomy and requiring greater theoretical and referential apparatus, research and evaluation.
Palavras-chave: educação de Jovens e Adultos
políticas educacionais
educação a distância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: BARBOSA, Elisa Pimentel. O projeto EJATEC em Goiás: uma análise documental. 2021. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1085
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

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