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Tipo: Dissertação
Título: Limites e possibilidades da formação de conceitos de astronomia na perspectiva do ensino desenvolvimental
Título(s) alternativo(s): Limits and possibilities of the formation of astronomy concepts from the perspective of developmental teaching
Autor(es): Gonçalves, Maria Sueli da Silva
Primeiro Orientador: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Esteves, Anelisa Kisielewski
Resumo: Esta pesquisa trata-se da análise de um experimento didático formativo que foi desenvolvido em forma de um curso de astronomia aplicado na Educação Básica com alunos do curso Técnico Integrado Integral em edificações de uma escola pública do município de Jataí-Go. O objetivo foi investigar e apresentar quais as contribuições de um experimento didático formativo sobre astronomia para a formação de conceitos na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. Durante este experimento, foram trabalhados com os alunos conceitos relacionados a fenômenos de astronomia como estações do ano, eclipse lunar e solar, fases e lado visível da Lua. A construção do plano de ensino do experimento didático formativo foi inspirada no ensino desenvolvimental de Davydov e foi necessário, inicialmente, realizar um estudo lógico histórico sobre os fenômenos que seriam abordados com o objetivo de encontrar os conceitos nucleares. Logo em seguida, as tarefas foram elaboradas, aplicadas e analisadas. O processo de aplicação do experimento formativo contou com dois participantes e com duas unidades didáticas: a primeira contendo duas aulas e a segunda contendo cinco, cada uma com a duração de 90 min. Já no processo de coleta de dados para a análise, foi feita por meio da observação da professora e pesquisadora, gravação em vídeo e tarefas escritas realizadas pelos alunos. A análise dos registros audiovisuais transcritos iniciou-se com a identificação das ações de aprendizagem e o movimento de ascensão do abstrato ao concreto investigando possíveis indícios de generalização e de formação de conceitos. O produto consequente deste trabalho é um experimento didático formativo cujo propósito é fornecer aos professores da Educação Básica uma ferramenta para o ensino de astronomia que pode, à medida do possível, ser adequada de acordo com a realidade de cada escola. Os resultados obtidos indicaram que os alunos conseguiram realizar o processo de generalização dos conceitos gerais (rotação e translação) e aplicar esses conceitos para solucionar tarefas particulares, como as fases da Lua, eclipse, estações e lado visível da Lua. Essas especificidades são características de uma situação particular na qual o conceito geral é aplicado, o que implica em um processo de ascensão do abstrato ao concreto que caracteriza a formação de conceito, portanto, há indícios de que houve tal acontecimento. Além disso, os resultados evidenciam a capacidade de estabelecer ligações entre os diversos conceitos que foram apresentados aos alunos. Por fim, o estudo apontou uma metodologia que pode fomentar novas possibilidades metodológicas para a melhoria na Educação Básica.
Abstract: This research is about the analysis of a formative didactic experiment, which was developed in the form of an astronomy course, being applied in basic education with students of the Integral Integrated Technical course in buildings of a public school in the city of Jataí. investigate and present the contributions of a didactic formative experiment on astronomy for the formation of concepts from the perspective of Davydov developmental teaching. During this experiment, concepts related to astronomy phenomena such as seasons of the year, lunar and solar eclipses, phases and visible side of the Moon were worked with the students. de Davydov, being necessary initially to carry out a historical logical study on the phenomena that would be addressed in order to find the core concepts, then the tasks were elaborated, applied and analyzed. Regarding the application process of the formative experiment, it had two participants and two teaching units, the first containing two classes and the second containing five, each lasting 90 min. In the process of data collection for analysis, it was done through observation of the teacher and researcher, video recording and through the written tasks performed by the students. The analysis of transcribed audiovisual records began with the identification of learning actions and the movement of ascension from the abstract to the concrete, investigating possible signs of generalization and formation of concepts. The resulting product of this work is a formative didactic experiment, which aims to provide basic education teachers with a tool for teaching astronomy, which can, as far as possible, be adapted to the reality of each school. The results obtained indicated that the students were able to carry out the generalization process of general concepts (rotation and translation) by applying these concepts to solve particular tasks, such as the phases of the Moon, eclipse, seasons and visible side of the Moon. of a particular situation to which the general concept is applied, which implies a process of ascension from the abstract to the concrete, which characterizes the formation of the concept, therefore, there are indications that such an event took place. Furthermore, the results show the ability to establish connections between the various concepts that were presented to the students. Finally, the study pointed out a methodology that can foster new methodological possibilities for improving basic education.
Palavras-chave: Ensino desenvolvimental
Developmental teaching
Ensino de astronomia
Astronomy teaching
Experimento didático formativo
Formative didactic experiment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: GONÇALVES, M. S. da S. Limites e possibilidades da formação de conceitos de astronomia na perspectiva do ensino desenvolvimental. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/972
Data do documento: 25-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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