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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/943
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação inclusiva: produção de significados em matemática financeira numa atividade realizada com os reeducandos do presídio de Jataí/Go |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive education: production of meanings in financial mathematics in an activity carried out with re-educated students from Jataí/Go prison |
Autor(es): | Coelho, Sinomar José |
Primeiro Orientador: | Pimenta, Adelino Cândido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimenta, Adelino Cândido |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Gene Maria Vieira Lyra |
Resumo: | Sabe-se que o acesso à educação é tema relevante que merece especial atenção há muito tempo. Destarte, a educação contemporânea também tem sustentado debates e reflexões sobre a inclusão de pessoas marginalizadas como sujeitos portadores de direitos. Diante disso, o presente trabalho tem como proposta a execução de um Projeto de Extensão, com o objetivo de oferecer, à população carcerária da Agência Prisional de Jataí-GO, o estudo de conteúdos de Matemática Financeira, de forma ressignificada, visando contribuir para o processo de reinserção social dessas pessoas privadas de liberdade. Ademais, fundamenta-se em pesquisa qualitativa, na qual, utilizamos, como metodologia, o estudo de caso. Desse modo, a importância desta investigação consiste em contribuir para as pesquisas no campo das ciências humanas e sociais, no sentido de verificar os esforços que têm sido empreendidos para reinserir o apenado no contexto social. Além do exposto, percebemos o quanto é vasto e abrangente o desafio a ser explorado para entender o quanto uma educação matemática ressignificada poderá contribuir com a reinserção da pessoa privada de liberdade. Neste ponto, o estudo do tema assume papel de grande relevância, principalmente, quando se considera a vigência de uma lei que institui uma série de garantias, que, na prática, são pouco frequentes, até porque faltam políticas públicas específicas para incentivar esses programas junto a uma população marginalizada. Assim, a partir dos apontamentos que contribuíram à questão do objeto de estudo, buscamos respostas a indagações, como: quais são os valores oferecidos pela sociedade que influenciam o indivíduo à criminalidade? De que forma esses valores são repassados? Por quem esses valores são repassados? Quando isso acontece? Dentro desse ambiente, como é possível, através da Educação Matemática, ressignificar valores que contribuam para a inserção social? Desta forma, entendo que a pesquisa contribuirá no sentido de provocar mudanças nos modos como a comunidade se relaciona com o tema na atualidade. |
Abstract: | It is known that access to education is a relevant topic that has deserved special attention for a long time. From another north, contemporary education has also supported debates and reflections on the inclusion of marginalized people as subjects with rights. Therefore, the present work proposes the execution of an Extension Project, with the objective of offering the prison population of the Jataí-GO Prison Agency, the study of Financial Mathematics contents, in a reframed way aiming to contribute to the process of social reintegration of those deprived of their liberty. Furthermore, it is based on qualitative research, in which we use case study methodology. Thus, the importance of this investigation is to contribute to research in the field of human and social sciences, in order to verify the efforts that have been made to reinsert the convict in the social context. In addition to the above, we realize how vast and comprehensive the challenge is to be explored in order to understand how much a reframed mathematical education can contribute to the reinsertion of the person deprived of liberty. At this point, the study of the topic assumes a very important role, especially when considering the validity of a law that institutes a series of guarantees that, in practice, are infrequent, not least because there is a lack of specific public policies to encourage these programs along with a marginalized population. Thus, from the notes that will contribute to the question object of the study, we seek answers to questions such as: what are the values offered by society that influence the individual to criminality? How are these values passed on? And by whom are these values passed on? And when does it happen? Within this environment how is it possible through Mathematics Education to reframe values that contribute to social insertion? In this way, I understand that the research will contribute to bring about changes in the ways in which the community relates to the topic today. |
Palavras-chave: | Reinserção Social Social reinsertion Reeducação Reeducação Ressignificar Reframe. Modelo Campos Semânticos Fields Template Semantics. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | COELHO, S. J. Educação Inclusiva: Produção de significados em matemática financeira numa atividade realizada com os reeducandos do Presídio de Jataí-Go. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/943 |
Data do documento: | 9-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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