Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/739
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Estudo de soluções no ensino médio numa abordagem CTS
Autor(es): Fermanian Neto, Alexandre
Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee2: Lacerda, Kênia Alves Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Malaquias, Karla da Silva
Resumo: Esta Sequência Didática (SD) foi desenvolvida com o objetivo de promover a construção do conhecimento e aprendizagem no Ensino de Química para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, por meio da utilização de uma (SD), baseada na experimentação. A SD tem apoio nos três Momentos Pedagógicos: problematização inicial (PI), organização do conhecimento (OC) e aplicação do conhecimento (AC), conforme Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2001). A metodologia da pesquisa foi dividida em três momentos: construção, aplicação e análise. A figura I apresenta um fluxograma no qual detalha o desenvolvimento das etapas elaboradas para a sequência didática, propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). Esse, apresenta proposta de contribuição de uma Sequência Didática (SD), que é um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um determinado conteúdo, etapa por etapa. A figura 1 detalha o desenvolvimento das etapas elaboradas para a sequência didática, propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011).
Palavras-chave: Ensino de Química
Atividade Experimental
CTS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/739
Data do documento: 14-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Alexandre Fermanian Neto.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.