Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/668
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da reação de saponificação no ensino médio: relação da atividade experimental como estratégia didática
Título(s) alternativo(s): Study of the saponification reaction in high school: relation of experimental activity as a didactic strategy
Autor(es): Lima, Juliana Fernandes
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee2: Lacerda, Kênia Alves Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de
Resumo: Esta pesquisa se refere à utilização de uma Estratégia didática (ED) com o principal objetivo de avaliar a sua contribuição envolvendo experimentação para o ensino de reação de saponificação para 17 alunos do 3º ano do Ensino Médio do curso Técnico Integrado de Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Câmpus Jataí. Utilizou-se questionários nas etapas avaliativas dessa estratégia. Para tanto, buscou-se esclarecer o seguinte questionamento: “De que modo a produção de sabão em barra pode contribuir para a aprendizagem de reação de saponificação com alunos do Ensino Médio?”. Foi utilizada a abordagem qualitativa, na qual se optou pela pesquisa participante. Como instrumentos de coleta de dados aplicou-se questionários aos alunos, antes, durante e depois da estratégia didática. Para a avaliação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo a partir dos temas abordados pelos alunos. Por fim, concluiu-se que a utilização da experimentação, pode contribuir para o ensino da reação de saponificação, uma vez que os alunos tiveram uma melhor compreensão da reação de saponificação quando todo o processo foi conduzido por eles sob a supervisão da pesquisadora.
Abstract: This research refers to the use of a didactic Strategy (ED) with the main objective of evaluating its contribution involving experimentation for the teaching of organic reactions to 17 students of the 3rd year of High School of the Integrated Technical Course of Electrotechnics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) -Câmpus Jataí. Questionnaires were used in the evaluation stages of this strategy. To this end, we sought to clarify the following question: "How can the production of bar soap contribute to the learning of saponification reactions with high school students?". The qualitative approach was used, in which participant research was chosen. As data collection instruments, questionnaires were applied to students, before, during and after the use of experimentation. For the evaluation of the collected data, content analysis based on the topics addressed by the students was used. Finally, it was concluded that the use of experimentation can contribute to the teaching of the saponification reaction, since the students had a better understanding of the saponification reaction when the entire process was conducted by them under the supervision of the researcher.
Palavras-chave: Estratégia didática
Ensino Médio
Reação de saponificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LIMA, J. F. Estudo da reação de saponificação no ensino médio: relação da atividade experimental como estratégia didática. Orientador: Carlos Cézar da Silva. 2020. 97f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/668
Data do documento: 29-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Juliana Fernandes Lima.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Juliana Fernandes Lima.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.