Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/535
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Repertório de saberes docentes de formandos de um curso de licenciatura em física
Título(s) alternativo(s): Repertoire of teaching knowledge graduating from a degree course in physics
Autor(es): Gonçalves, Maria Sueli da Silva
Primeiro Orientador: Maciel, Felippe Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Felippe Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Henrique Almeida
Resumo: O presente trabalho é resultado de um estudo feito para a conclusão do curso de licenciatura em física e teve como objetivo principal, ,identificar quais os saberes docentes,dos estabelecidos por Tardif (2010), que foram construídos pelos estagiários de um curso de licenciatura em física ao longo de sua formação, e como a reflexão contribuiu para esse processo durante o estágio. Os sujeitos da pesquisa, são estudantes concluintes da disciplina de estágio de um curso de licenciatura em física de uma Instituição pública de educação localizada no interior de Goiás. Esta pesquisa se insere como pesquisa qualitativa e utilizou como ferramenta de coleta de dados entrevistas. Para o procedimento de análise de dados, tivemos como base principal as categorias de saberes docentes estabelecidos por Tardif (2010). Para a discussão sobre o estágio, nos nos alicerçamos em vários autores, mas com destaque especial a Pimenta e Lima (2004).Mas, a ideiao conceito de reflexão tem a ideia principal Pimenta (2005). Essas entrevistas aconteceram de maneira individual com cada estagiário. A partir dos resultados obtidos, foi possível constatar que os estudantes da disciplina acreditam que quando existe relação entre teoria e prática as contrições para a formação são maiores. É o caso das disciplinas de estágio e oficina de ensino de física, que estiveram presentes nas falas dos sujeitos, como as disciplinas que mais auxiliaram no processo de construção da prática.
Palavras-chave: Saberes docentes
Teaching knowledge
Formação de professores
teacher training
Estágio
Stage
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: GONÇALVES, M. S. S. Repertório de saberes docentes de formandos de um curso de licenciatura em física. Jataí-GO, 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Física). IFG: Jataí-GO, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/535
Data do documento: 10-Mar-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Maria Sueli da Silva Gonçalves.pdfTCC413,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.