Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/493
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição de uma sequência didática para o estudo de soluções no ensino médio numa abordagem CTS
Título(s) alternativo(s): Contribution of a didactic sequence to the study of solutions in high school in a CTS approach
Autor(es): Fermanian Neto, Alexandre
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee2: Lacerda, Kenia Alves Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Malaquias, Karla da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta atividades experimentais mais próximas do cotidiano do aluno como parte de uma estratégia para ser utilizada no 2º ano do ensino médio, teve como objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática por meio de revisão da literatura, atividades experimentais com enfoque na Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a compreensão dos conceitos de soluções químicas. Participaram dessa pesquisa 25 alunos, da 2ª série do ensino médio regular, de uma escola da rede pública localizada na cidade de Barra do Garças, estado de Mato Grosso/Brasil. A metodologia abordada neste estudo foi a qualitativa de natureza intervenção pedagógica. Os resultados evidenciaram que o enfoque CTS no ensino de soluções contribuiu na apropriação dos conceitos químicos pelos alunos, sendo possível transpor questões cotidianas, possibilitando avançar para além do conteúdo proposto inicialmente. Assim, espera-se que esta pesquisa possa aproximar a disciplina de química do aluno por intermédio de práticas experimentais em sala de aula/campo com objetivo de motivá-los proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: This paper presents experimental activities closest to the student's everyday life as part of a strategy to be used in the 2nd year of high school, had to study and analyze a didactic sequence by literature review, experimental activities focused on Science-Technology-Society (STS) to understand the concepts of chemical solutions. 25 students participated in this research. Students of the 2nd series of the regular high school, a public school located in Barra do Garças, Mato Grosso / Brazil. The methodology discussed in this study was the qualitative nature of pedagogical intervention. The results showed the STS approach contribution in teaching solutions and appropriation of chemical concepts by students, and you can overcome everyday issues, enabling move beyond content initially proposed. Thus, it is expected that this research can approach the discipline of chemistry students through experimental practices in the classroom / field in order to motivate them to provide a more meaningful learning.
Palavras-chave: Ensino de química
Chemistry Teaching
Atividade experimental
Experimental Activity
CTS
STS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: FERMANIAN, A. Contribuição de uma sequência didática para o estudo de soluções no ensino médio numa abordagem CTS. Orientador: Carlos Cézar da Silva. 2019. 113f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/493
Data do documento: 14-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Alexandre Fermanian Neto.pdfDissertação2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Alexandre Fermanian Neto.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.