Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/493
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuição de uma sequência didática para o estudo de soluções no ensino médio numa abordagem CTS |
Título(s) alternativo(s): | Contribution of a didactic sequence to the study of solutions in high school in a CTS approach |
Autor(es): | Fermanian Neto, Alexandre |
Primeiro Orientador: | Silva, Carlos Cézar da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Carlos Cézar da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lacerda, Kenia Alves Pereira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Malaquias, Karla da Silva |
Resumo: | Este trabalho apresenta atividades experimentais mais próximas do cotidiano do aluno como parte de uma estratégia para ser utilizada no 2º ano do ensino médio, teve como objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática por meio de revisão da literatura, atividades experimentais com enfoque na Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a compreensão dos conceitos de soluções químicas. Participaram dessa pesquisa 25 alunos, da 2ª série do ensino médio regular, de uma escola da rede pública localizada na cidade de Barra do Garças, estado de Mato Grosso/Brasil. A metodologia abordada neste estudo foi a qualitativa de natureza intervenção pedagógica. Os resultados evidenciaram que o enfoque CTS no ensino de soluções contribuiu na apropriação dos conceitos químicos pelos alunos, sendo possível transpor questões cotidianas, possibilitando avançar para além do conteúdo proposto inicialmente. Assim, espera-se que esta pesquisa possa aproximar a disciplina de química do aluno por intermédio de práticas experimentais em sala de aula/campo com objetivo de motivá-los proporcionando uma aprendizagem mais significativa. |
Abstract: | This paper presents experimental activities closest to the student's everyday life as part of a strategy to be used in the 2nd year of high school, had to study and analyze a didactic sequence by literature review, experimental activities focused on Science-Technology-Society (STS) to understand the concepts of chemical solutions. 25 students participated in this research. Students of the 2nd series of the regular high school, a public school located in Barra do Garças, Mato Grosso / Brazil. The methodology discussed in this study was the qualitative nature of pedagogical intervention. The results showed the STS approach contribution in teaching solutions and appropriation of chemical concepts by students, and you can overcome everyday issues, enabling move beyond content initially proposed. Thus, it is expected that this research can approach the discipline of chemistry students through experimental practices in the classroom / field in order to motivate them to provide a more meaningful learning. |
Palavras-chave: | Ensino de química Chemistry Teaching Atividade experimental Experimental Activity CTS STS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | FERMANIAN, A. Contribuição de uma sequência didática para o estudo de soluções no ensino médio numa abordagem CTS. Orientador: Carlos Cézar da Silva. 2019. 113f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/493 |
Data do documento: | 14-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_ Alexandre Fermanian Neto.pdf | Dissertação | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
produto_ Alexandre Fermanian Neto.pdf | Produto Educacional vinculado à dissertação | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.