Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/472
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação do sujeito ecológico em alunos do 5º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Loiola, Jorge Lima |
Primeiro Orientador: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimenta, Adelino Candido |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vieira, Vanda Domingos |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Rio Verde-GO e teve como objetivo avaliar, através de um roteiro de atividades contextualizadas envolvendo Matemática, o desenvolvimento da Educação Ambiental, verificando quais as contribuições destas atividades para a formação do sujeito ecológico de um aluno de 5º ano do Ensino Fundamental, a fim de responder que contribuições atividades contextualizadas de Matemática interligadas com Educação Ambiental levam os alunos de 5º ano do ensino fundamental a se formarem como sujeitos ecológicos. A pesquisa constituiu na construção de 7 atividades contextualizadas, baseadas nas teorias de Leff (2002, 2006, 2010), Carlos Loureiro (2012), Isabel Carvalho (2012) e Freire (1987, 1996, 1999, 2000), para podermos responder nossa questão de pesquisa, como outras pesquisas citadas no corpo da pesquisa, que também foram de relevância. As aplicações das atividades aconteceram em contraturno no período de setembro a dezembro de 2015, onde os alunos desenvolviam as atividades e posteriormente socializavam. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, nos levou a observar que os alunos, ao final da pesquisa, ampliaram suas visões a respeito do tema de Educação Ambiental, como tiveram uma média da taxa percentual de crescimento de suas notas bimestrais em Português, Matemática e Ciências superiores às dos alunos que não participaram. Assim, constatamos que atividades contextualizadas de Matemática elaboradas e executadas contribuíram para o crescimento social, político, econômico e ambiental dos alunos, levando os alunos a uma visão mais complexa da temática que é Educação Ambiental e se formando como sujeitos ecológicos, conforme sugerido por Carvalho (2012). Utilizamos, para coletar os dados e interpretá-los, a análise de conteúdo sugerida por Bardin (2009). |
Abstract: | This research was done with students of 5 year of elementary school in a public school in Rio Verde-GO and have with objective to evaluate across one contextualized activities script involved Math, the desenvolved of Environmental Education, checking the contributions of these activities to the formation of the ecological subject student of 5 year in elementary school, for the porpose of asking that contribute activities contextualized Of mathematics interconnected with Environmental Education brought to the students of 5 year of elementary school to graduate as ecological subjects. The research constitutes the construction of 7 contextual activities, based on theories of Leff(2002, 2006, 2010), Carlos Loureiro(2012), Isabel Carvalho(2012) e Freire(1987, 1996, 1999, 2000) for we can asking the question of research, like another researchers mentioned in the body of the research, that was important too. The applications of the activities happened in contraturno in the period of September until December on 2015, where the students desenvolved that activities and after socialize. The research have with qualitative character, we brought to look to the students, in the end of research, they broadened their views on Environmental Education, how have one average percentage growth rate of it's bimonthly on Portuguese, Math and Science higher than those who did not participate. In addition, we verified that contextualized activities of Mathematics elaborated and executed contributed to the social, political, economic and environmental growth of the students, leading students to a more complex view of the theme that is Environmental Education and forming as ecological subjects, as suggested by Carvalho (2012). We used, to collect data and interpret them, the content analysis suggested by Bardin (2009). |
Palavras-chave: | educação ambiental contextualização educação matemática environmental education contextualized mathematics education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/472 |
Data do documento: | 23-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Jorge Lima Loiola.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto_Jorge Lima Loiola.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.