Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/468
Tipo: Dissertação
Título: Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio
Autor(es): Soares, Sandro Stanley
Primeiro Orientador: Souza, Ruberley Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ruberley Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Toti, Frederico Augusto
metadata.dc.contributor.referee3: Bezerra, Daniella de Souza
Resumo: Neste trabalho, verificamos como ocorre a integração das disciplinas de Física e técnicas de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Para a apreensão da referida temática no contexto escolar, temos como locus de investigação o Curso Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio, ofertado no Câmpus Jataí, do Instituto Federal de Goiás (IFG). Esta proposta se justifica pela importância de se buscar formas de promover um Ensino de Física integrado, aproveitando-se a estrutura física e os recursos laboratoriais disponíveis para o curso técnico. A partir de uma comparação entre os conteúdos trabalhados nessas disciplinas, propomos uma Sequência Didática que foi trabalhada interdisciplinarmente na disciplina técnica de Instalações Elétricas e Física III. A Sequência Didática foi elaborada de forma participativa com os professores de Física e da área técnica, e sua aplicação feita pelos próprios professores. Na metodologia, optamos pela pesquisa-ação, que se caracteriza por ser realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, e por possibilitar a interação do pesquisador diretamente com os participantes da pesquisa. Para a coleta de dados utilizamos a observação e a aplicação de questionários. Como resultado, constatamos uma dificuldade dos professores de Física e da área técnica em trabalhar os conteúdos de forma integrada. Os professores não apresentaram dificuldades na aplicação da Sequência Didática e apresentaram uma boa desenvoltura ao expor os conteúdos de Física vinculando-os aos conteúdos relativos à disciplina de Instalações Elétricas, demonstrando que este tipo de Sequência Didática pode ser uma relevante via para se alcançar a integração do Ensino Técnico. Para refletir sobre essa temática, buscamos aportes teóricos em autores que trabalham em uma concepção crítica de Educação.
Abstract: Through this work, we verify how the integration between Physics class and technical courses techniques occurs towards the High School. In order to capture this subject in the college environment, we took as locus investigation the technical Building course integrated to the High School, offered at the Federal Institute of Goias (IFG), Jatai campus. The proposal is justified by the significance of pursuing new ways to promote an integrated Physics education, in which we can take advantage of the structure and the laboratorial resources available for the technical course. Starting from a comparison between the both disciplines syllabus, we came up with a suggested Instructional Sequence, which was performed in an interdisciplinary manner between the technical discipline of Electrical Installations and Physics III. The Instructional Sequence was built along with the Physics professors and the technical faculty, and its application was executed by the own professors. For the methodology, we chose the Action Research, known for being executed in close connection with an action or a group problem solving, and for making possible the interaction between the researcher and the research collaborators. For collecting feedback data we used the observation and survey questionnaire. As a result, we noticed a struggle the faculty had in working the syllabus in an integrated manner. However, the professors did not present any kind of issues regarding Instructional Sequencing and presented a good performance while exposing the Physics content taking into account the Electrical Installations syllabus, showing us that this nature of Instructional Sequence might be a meaningful path for the technical education cohesion to be achieved. In order to think over this subject, we look up for theoretical support in authors that work on a critical concept of Education.
Palavras-chave: integração
interdisciplinaridade
ensino de física
ensino médio
curso técnico integrado
integration
interdisiplinary
physics education
high school
integrated technical course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/468
Data do documento: Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Sandro Stanley Soares.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Sandro Stanley Soares.pdf840,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.