Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/466
Tipo: Dissertação
Título: Percepções de professores de matemática relativas ao uso das tecnologias de informação e comunicação: análise de uma investigação-ação envolvendo o geogebra
Autor(es): Vilela, Lydianne Gomes de Assis Ferreira
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Junior, Marco Aurélio Kistemann
Resumo: Este trabalho estuda “Quais as percepções sobre o processo de aprender e ensinar, utilizando-se o GeoGebra e as TIC, ocorreram durante uma investigação-ação, resultante da formação continuada realizada com professores de matemática?”. Para tanto, foi desenvolvido um curso semipresencial com nove professores da rede municipal de educação da cidade de Jataí-GO, pautado na proposta de formação de professores construcionista-contextualizada com abordagem do estar juntos virtual. O objetivo dessa pesquisa é justamente analisar as percepções dos participantes dessa ação formativa relativas ao uso das TIC e do GeoGebra nas aulas de matemática. Desse modo, a metodologia de pesquisa adotada foi a investigação-ação com algumas práticas da pesquisa-ação e da prática reflexiva. Os instrumentos de produção de dados foram: observação, notas de campo, entrevista semiestruturada, conversas oriundas do chat e fóruns, filmagens, questionários, atividades elaboradas pelos participantes e relatórios resultantes da aplicação dessas atividades. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo. Os resultados encontrados possibilitaram identificar que os professores percebem a importância do uso das mídias na educação, mas não sabem como usá-las a serviço do ensino da matemática e que a ação formativa proposta contribuiu para orientá-los nesse sentido.
Abstract: This work studies "What perceptions about the process of learning and teaching, using GeoGebra and ICT, occurred during an investigation-action, resulting from the continued training conducted with mathematics teachers?". To this end, a blended course with nine teachers from the municipal education city of Jataí-GO was developed, based on the proposed formation of contextualized-constructionist teachers approaching the virtual living together. The objective of this research is to analyze the perceptions of the participants in this training activity related to the use of ICT and GeoGebra in math classes. This way, the research methodology adopted was the action inquiry with some practical action research and reflective practice. The instruments of data production were: observation, field notes, semi-structured interviews, conversations coming from the chat and forums, films, quizzes, activities and reports prepared by participants resulting from the application of these activities. Data were analyzed based on content analysis. The results allowed us to identify that teachers realize the importance of the use of media in education, but do not know how to use them in the service of mathematics teaching, and that the formative action proposal helped guide them accordingly.
Palavras-chave: formação de professores
tecnologias da informação e comunicação
geogebra
investigação-ação
teacher training
information technology and communication
research-action
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/466
Data do documento: Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Lydianne gomes de Assis Ferreira Vilela.pdf9,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.