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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimenta, Adelino Candido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Cândido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee3Junior, Marco Aurélio Kistemann-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.creatorVilela, Lydianne Gomes de Assis Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9831365561752771pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T16:40:44Z-
dc.date.available2019-11-26-
dc.date.available2020-04-29T16:40:44Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/466-
dc.description.abstractThis work studies "What perceptions about the process of learning and teaching, using GeoGebra and ICT, occurred during an investigation-action, resulting from the continued training conducted with mathematics teachers?". To this end, a blended course with nine teachers from the municipal education city of Jataí-GO was developed, based on the proposed formation of contextualized-constructionist teachers approaching the virtual living together. The objective of this research is to analyze the perceptions of the participants in this training activity related to the use of ICT and GeoGebra in math classes. This way, the research methodology adopted was the action inquiry with some practical action research and reflective practice. The instruments of data production were: observation, field notes, semi-structured interviews, conversations coming from the chat and forums, films, quizzes, activities and reports prepared by participants resulting from the application of these activities. Data were analyzed based on content analysis. The results allowed us to identify that teachers realize the importance of the use of media in education, but do not know how to use them in the service of mathematics teaching, and that the formative action proposal helped guide them accordingly.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda “Quais as percepções sobre o processo de aprender e ensinar, utilizando-se o GeoGebra e as TIC, ocorreram durante uma investigação-ação, resultante da formação continuada realizada com professores de matemática?”. Para tanto, foi desenvolvido um curso semipresencial com nove professores da rede municipal de educação da cidade de Jataí-GO, pautado na proposta de formação de professores construcionista-contextualizada com abordagem do estar juntos virtual. O objetivo dessa pesquisa é justamente analisar as percepções dos participantes dessa ação formativa relativas ao uso das TIC e do GeoGebra nas aulas de matemática. Desse modo, a metodologia de pesquisa adotada foi a investigação-ação com algumas práticas da pesquisa-ação e da prática reflexiva. Os instrumentos de produção de dados foram: observação, notas de campo, entrevista semiestruturada, conversas oriundas do chat e fóruns, filmagens, questionários, atividades elaboradas pelos participantes e relatórios resultantes da aplicação dessas atividades. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo. Os resultados encontrados possibilitaram identificar que os professores percebem a importância do uso das mídias na educação, mas não sabem como usá-las a serviço do ensino da matemática e que a ação formativa proposta contribuiu para orientá-los nesse sentido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Ignacio Goncalves Bernardino (70109520190@ifg.edu.br) on 2019-11-26T12:48:30Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Lydianne gomes de Assis Ferreira Vilela.pdf: 9685710 bytes, checksum: 39bfb4ba1ba03fa2e65e60280d8306ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2020-04-29T16:40:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_Lydianne gomes de Assis Ferreira Vilela.pdf: 9685710 bytes, checksum: 39bfb4ba1ba03fa2e65e60280d8306ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T16:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_Lydianne gomes de Assis Ferreira Vilela.pdf: 9685710 bytes, checksum: 39bfb4ba1ba03fa2e65e60280d8306ec (MD5) Previous issue date: 2014-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.subjecttecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectgeogebrapt_BR
dc.subjectinvestigação-açãopt_BR
dc.subjectteacher trainingpt_BR
dc.subjectinformation technology and communicationpt_BR
dc.subjectresearch-actionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePercepções de professores de matemática relativas ao uso das tecnologias de informação e comunicação: análise de uma investigação-ação envolvendo o geogebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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