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Tipo: Dissertação
Título: Estudo da contribuição do ensino de química para as concepções socioambientais dos alunos do 2º ano do ensino médio
Autor(es): Braga, Ana Paula Mateus
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de
Resumo: A busca pela relação do conteúdo estudado em sala de aula com a vida do estudante é bastante discutida, uma vez que esta relação busca viabilizar o Ensino de Ciências de forma a estimular o interesse do aluno. Logo, havendo esta relação juntamente com as questões socioambientais que emergem diariamente pela sociedade há de se configurar uma prática desafiadora tendo em vista uma relação direta entre o ensino e a aprendizagem. O desenvolvimento em sala de aula de práticas que favorecem a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) possibilita a uma geração futura mais consciência sobre o seu papel frente às problemáticas neste mundo contemporâneo. Desta forma, acreditamos na inclusão de temas com esta abordagem em sala de aula, bem como a promoção de posição crítica do aluno e a reflexão sobre suas concepções pré-estabelecidas. Esta pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, com o objetivo de interpretar práticas e avaliar a aprendizagem dos conceitos de química dos alunos relacionando com as questões socioambientais, sendo composta por questionários, visita técnica orientada, rodada de conversa e júri simulado. A proposta foi aplicada numa turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública do Triângulo Mineiro, localizada em região rica em nascentes de água, rios e próxima a uma estação de tratamento de águas (ETA). Os resultados obtidos permitiram evidenciar que para os alunos momentos de reflexão sobre as questões socioambientais são fundamentais, uma vez que despertam o interesse em questionar e expor as suas opiniões, em dialogar com as suas vivências e propor as soluções para estas questões pertinentes aos problemas ambientais, em especial aos relacionados com a água. O tema água foi trabalhado teoricamente em sala de forma que o aluno percebesse a suas propriedades físico-química e importância para a sociedade. A pesquisa possibilitou a identificar a relação que o aluno do 2º ano do ensino médio estabelece entre o conhecimento escolar e o conhecimento empírico. A utilização de temas socioambientais pautados numa sequência didática bem elaborada se constitui em uma prática docente que colabora com o processo de construção e desenvolvimento do letramento científico pelo aluno.
Abstract: The search for the relation of the content studied in the classroom with the life of the student is quite discussed, since this relation seeks to make possible the teaching of sciences in order to stimulate the interest of the student. Therefore, having this relationship together with the socio-environmental issues that emerge daily in society, a challenging practice will have to be set up in view of a direct relationship between teaching and learning. The classroom development of practices that favor the science, technology, society and environment (ctsa) approach enables a future generation to become more aware of its role in addressing the problems in this contemporary world. In this way, we believe in the inclusion of themes with this approach in the classroom, as well as the promotion of critical position of the student and the reflection on their pre-established conceptions. This research was developed as a case study in a qualitative approach, with the objective of interpreting practices and evaluating the learning of students' chemistry concepts related to socioenvironmental issues, being composed of questionnaires, guided technical visit, round of talk and simulated jury. The proposal was applied in a class of the 2nd year of high school, of a public school in the triângulo mineiro, located in an area rich in water sources, rivers and near a water treatment plant (eta). The results obtained showed that for the student moments of reflection on the socioenvironmental issues are fundamental, since they arouse the interest in questioning and exposing their opinions, in dialoguing with their experiences and proposing the solutions to these questions pertinent to environmental problems, especially those related to water. The theme water was worked theoretically in room so that the student perceived its physical-chemical properties and importance to the society. The research made it possible to identify the relationship that the student of the second year of high school establishes between school knowledge and empirical knowledge. The use of socioenvironmental themes based on developed didactic sequence constitutes a teaching practice that collaborates with the process of construction and development of scientific literacy by the student.
Palavras-chave: ensino de química
abordagem ctsa
letramento científico
tema gerador
chemistry teaching
approach ctsa
scientific literature
generator theme
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/461
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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