Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Longhin, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008pt_BR
dc.contributor.referee1Longhin, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Cezar da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786739481043868pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4035710431265117pt_BR
dc.creatorBraga, Ana Paula Mateus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4159271058890896pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T16:38:23Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2020-04-29T16:38:23Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/461-
dc.description.abstractThe search for the relation of the content studied in the classroom with the life of the student is quite discussed, since this relation seeks to make possible the teaching of sciences in order to stimulate the interest of the student. Therefore, having this relationship together with the socio-environmental issues that emerge daily in society, a challenging practice will have to be set up in view of a direct relationship between teaching and learning. The classroom development of practices that favor the science, technology, society and environment (ctsa) approach enables a future generation to become more aware of its role in addressing the problems in this contemporary world. In this way, we believe in the inclusion of themes with this approach in the classroom, as well as the promotion of critical position of the student and the reflection on their pre-established conceptions. This research was developed as a case study in a qualitative approach, with the objective of interpreting practices and evaluating the learning of students' chemistry concepts related to socioenvironmental issues, being composed of questionnaires, guided technical visit, round of talk and simulated jury. The proposal was applied in a class of the 2nd year of high school, of a public school in the triângulo mineiro, located in an area rich in water sources, rivers and near a water treatment plant (eta). The results obtained showed that for the student moments of reflection on the socioenvironmental issues are fundamental, since they arouse the interest in questioning and exposing their opinions, in dialoguing with their experiences and proposing the solutions to these questions pertinent to environmental problems, especially those related to water. The theme water was worked theoretically in room so that the student perceived its physical-chemical properties and importance to the society. The research made it possible to identify the relationship that the student of the second year of high school establishes between school knowledge and empirical knowledge. The use of socioenvironmental themes based on developed didactic sequence constitutes a teaching practice that collaborates with the process of construction and development of scientific literacy by the student.pt_BR
dc.description.resumoA busca pela relação do conteúdo estudado em sala de aula com a vida do estudante é bastante discutida, uma vez que esta relação busca viabilizar o Ensino de Ciências de forma a estimular o interesse do aluno. Logo, havendo esta relação juntamente com as questões socioambientais que emergem diariamente pela sociedade há de se configurar uma prática desafiadora tendo em vista uma relação direta entre o ensino e a aprendizagem. O desenvolvimento em sala de aula de práticas que favorecem a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) possibilita a uma geração futura mais consciência sobre o seu papel frente às problemáticas neste mundo contemporâneo. Desta forma, acreditamos na inclusão de temas com esta abordagem em sala de aula, bem como a promoção de posição crítica do aluno e a reflexão sobre suas concepções pré-estabelecidas. Esta pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, com o objetivo de interpretar práticas e avaliar a aprendizagem dos conceitos de química dos alunos relacionando com as questões socioambientais, sendo composta por questionários, visita técnica orientada, rodada de conversa e júri simulado. A proposta foi aplicada numa turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública do Triângulo Mineiro, localizada em região rica em nascentes de água, rios e próxima a uma estação de tratamento de águas (ETA). Os resultados obtidos permitiram evidenciar que para os alunos momentos de reflexão sobre as questões socioambientais são fundamentais, uma vez que despertam o interesse em questionar e expor as suas opiniões, em dialogar com as suas vivências e propor as soluções para estas questões pertinentes aos problemas ambientais, em especial aos relacionados com a água. O tema água foi trabalhado teoricamente em sala de forma que o aluno percebesse a suas propriedades físico-química e importância para a sociedade. A pesquisa possibilitou a identificar a relação que o aluno do 2º ano do ensino médio estabelece entre o conhecimento escolar e o conhecimento empírico. A utilização de temas socioambientais pautados numa sequência didática bem elaborada se constitui em uma prática docente que colabora com o processo de construção e desenvolvimento do letramento científico pelo aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Ignacio Goncalves Bernardino (70109520190@ifg.edu.br) on 2019-11-06T15:12:01Z No. of bitstreams: 2 dissertação_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 2673385 bytes, checksum: e44fa52a9f9deebb9f6d8b80fb7ddd61 (MD5) produto_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 525167 bytes, checksum: abe74f0368a44cc1e136f8d7f9870203 (MD5)en
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Ignacio Goncalves Bernardino (70109520190@ifg.edu.br) on 2019-11-07T13:36:00Z No. of bitstreams: 2 dissertação_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 2673385 bytes, checksum: e44fa52a9f9deebb9f6d8b80fb7ddd61 (MD5) produto_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 525167 bytes, checksum: abe74f0368a44cc1e136f8d7f9870203 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2020-04-29T16:38:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertação_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 2673385 bytes, checksum: e44fa52a9f9deebb9f6d8b80fb7ddd61 (MD5) produto_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 525167 bytes, checksum: abe74f0368a44cc1e136f8d7f9870203 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T16:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 2673385 bytes, checksum: e44fa52a9f9deebb9f6d8b80fb7ddd61 (MD5) produto_Ana Paula Mateus Braga.pdf: 525167 bytes, checksum: abe74f0368a44cc1e136f8d7f9870203 (MD5) Previous issue date: 2018-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de químicapt_BR
dc.subjectabordagem ctsapt_BR
dc.subjectletramento científicopt_BR
dc.subjecttema geradorpt_BR
dc.subjectchemistry teachingpt_BR
dc.subjectapproach ctsapt_BR
dc.subjectscientific literaturept_BR
dc.subjectgenerator themept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEstudo da contribuição do ensino de química para as concepções socioambientais dos alunos do 2º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Ana Paula Mateus Braga.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Ana Paula Mateus Braga.pdf512,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.