Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/456
Tipo: Dissertação
Título: O jogo na perspectiva de resolução de problemas nos anos iniciais
Autor(es): Silva, Marília Darc Cardoso Cabral e
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Vanda Domingos
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal em Jataí-Goiás e tem como objetivo geral analisar de que maneira o jogo pode contribuir para a construção do conhecimento voltado para a resolução de problemas. Utilizaram-se sete aulas para desenvolver uma sequência didática elaborada pela pesquisadora, abordando inserção dos jogos na perspectiva da resolução de problemas. Iniciou-se com a seguinte questão: como o jogo pode contribuir para o ensino voltado para resolução de problemas como metodologia para ensinar matemática no 1.º ano do ensino fundamental? A sequência didática construída durante a investigação permitiu um elo entre a aprendizagem e o educando. Foi empregada a abordagem qualitativa, e a produção de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravação de áudio e vídeo das aulas, bloco de anotações da pesquisadora, gravação de voz da pesquisadora e avaliação escrita dos alunos, que avaliaram muito bem os jogos utilizados. Um desses jogos traz em si um problema a ser solucionado e o outro permite que questões problematizadoras sejam elaboradas. Dessa forma, por meio da produção de dados os alunos conseguiram resolver as situações problemas propostas, por meio de materiais concretos ou do cálculo mental. O produto final é uma sequência de atividades elaboradas pela pesquisadora e pelos alunos.
Abstract: This research was carried out at a municipal public school in Jataí-Goiás and has as general objective to analyze how the game can contribute to the construction of knowledge aimed at solving problems. Seven classes were used to develop a didactic sequence elaborated by the researcher, addressing the insertion of games in the perspective of problem solving. It started with the following question: how can the game contribute to problem-solving teaching as a methodology for teaching mathematics in the 1st year of elementary school? The didactic sequence constructed during the research allowed a link between the learning and the learner. The qualitative approach was used, and data production was performed through semi-structured interviews, audio and video recording of the classes, the researcher's notebook, voice recording of the researcher and written evaluation of the students, who evaluated the games very well used. One of these games brings with it a problem to be solved and the other allows problematizing questions to be elaborated. In this way, through the production of data, the students were able to solve the situations proposed problems, through concrete materials or mental calculation. The final product is a sequence of activities developed by the researcher and the students.
Palavras-chave: jogos
matemática
resolução de problemas
ensino fundamental
pesquisa da própria prática
games
mathematics
troubleshooting
elementary School
practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA:
CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Marília Darc Cardoso Cabral e. O JOGO NA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado). IFG – Câmpus Jataí, Programa de Pós-Graduação para Ciências e Matemática, 2018, 157 f.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/456
Data do documento: 5-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Marília Darc Cardoso Cabral e Silva.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Marilia Darc Cardoso Cabral e Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.