Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/452
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção da argumentação no ensino de ciências por investigação visando a promoção da alfabetização científica |
Autor(es): | Issa, Ana Regina Mendes e Silva |
Primeiro Orientador: | Souza, Ruberley Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Ruberley Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Toti, Frederico Augusto |
Resumo: | Este trabalho propõe discutir como ocorre a construção de argumentos e classificar quais indicadores da Alfabetização Científica estão presentes nas falas de alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Jataí – GO. As discussões ocorreram a partir da resolução de uma atividade por investigação proposta pela pesquisadora. O trabalho se inspirou em uma série de quinze vídeos planejados pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP (LaPEF). O vídeo escolhido, e que também serviu de inspiração para esse trabalho foi “O problema da cestinha”. O experimento visava levar os alunos envolvidos a compreenderem a relação entre a altura de lançamento das bolinhas e seu alcance ao sair de uma rampa; os alunos tinham que relatar com escritos e falas como fizeram para realizar o experimento. Para analisar os indicadores de Alfabetização Científica presente nas falas e nos escritos dos alunos, foram adotados referenciais que abordam os indicadores da Alfabetização Científica e seus níveis de argumentação. Durante as análises, preocupou-se em observar as enunciações elaboradas pelos alunos nas discussões, e a construção de explicações coletivas para o experimento realizado. Com as análises das falas dos alunos e de seus registros escritos foi possível observar a presença de vários indicadores da Alfabetização Científica. Foi observado com frequência o uso do indicador de organização de informações, explicação e justificativa e levantamento de hipóteses. Foi observado que a proposta do experimento realizado agregou contribuições para o ensino de ciências como no desenvolvimento da iniciativa pessoal e tomada de decisões; estimulou o aluno a propor hipóteses para a solução de problemas ou a pensar e fornecer explicações para os fenômenos observados nos experimentos. Os alunos foram estimulados a tomar decisões e expressar suas ideias para o grupo; estimulou a criatividade levando os alunos a refletirem sobre suas ações realizadas durante a execução do problema proposto, nos resultados obtidos por eles, e durante a contextualização propiciou momentos em que os alunos percebessem a ciência como algo mais próximo de sua realidade e presente no seu dia-a-dia. O produto resultante desse trabalho foi um aparato composto por um trilho e duas bolinhas de diferentes tamanhos; possuem também um caderno de orientações, que contém um passo a passo da confecção do aparato, os objetivos de seu uso e orientações sobre como utilizá-lo em uma aula com enfoque investigativo. |
Abstract: | We propose to discuss in this paper as is the construction of arguments and sort the indicators of Scientific Literacy. We analyze the speech of students in the fourth grade of elementary school of a private school in the city of Jataí - Goiás. The researcher proposed a research activity to foster discussions. This work was inspired by a series of fifteen videos of the Research Laboratory of Physics Education, Faculty of Education at USP (LaPEF). We inspire in the video "The problem of the basket". Our goal was to make the students understand the relationship between the release height of the balls and reach. Students should report with writings and speeches as performed the experiment. We adopt benchmarks that address the indicators of Scientific Literacy and its reasoning levels to analyze the speeches and writings of students. We were careful in observing the utterances produced by the students and the construction of collective explanations for the experiment conducted. We have identified the presence of several indicators of Scientific Literacy in the speeches of the students and their written records. We observe frequently the use of information organization indicator, explanation and justification and raise hypotheses. The experiment added many contributions to science education. He led the development of personal initiative and encouraged the student to propose hypotheses for troubleshooting or to think and provide explanations for the observed phenomena. Students were encouraged to make decisions and express their ideas to the group. The experiment also stimulated creativity. Students reflected on the actions taken and the results obtained. The contextualization of activity made the students realize that science is part of their daily lives. Our product is an apparatus comprising a rail and two balls of different sizes and a set of guidelines. In this book there is a step by step on the construction of the apparatus, the goals of its use and guidelines for using it in a class with an investigative approach. |
Palavras-chave: | ensino por investigação alfabetização científica anos iniciais do ensino fundamental investigation teaching scientific literacy elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/452 |
Data do documento: | 14-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Ana Regina Mendes e Silva Issa (1).pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto_Ana Regina Mendes e Silva Issa (2).pdf | 766,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.