Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/446
Tipo: Dissertação
Título: Uso de vídeos como atividade experimental demonstrativa no ensino de química
Autor(es): Oliveira, Anna Gabriella da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee2: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de
Resumo: A Química é abordada, na maioria das escolas, de maneira bastante complexa e desvinculada do contexto social dos alunos e esses, consequentemente, demonstram dificuldades na sua aprendizagem. Nesse contexto, faz-se necessário que o professor busque novos métodos de ensino que possibilitem aos alunos criarem seus próprios conceitos, descobrirem novos meios para se chegar a um resultado e aprenderem de forma dinâmica. O uso de vídeos com experimentos demonstrativos investigativos foi uma ferramenta motivadora para o Ensino de Química. Com base em momentos pedagógicos, verificou-se a contribuição da utilização de vídeos com experimentos demonstrativos investigativos para a aprendizagem de alguns conceitos relacionados com a solubilidade e liberação de gás. O trabalho consistiu na aplicação de uma estratégia didática, em uma sala de aula composta por vinte e cinco alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola pública em Jataí – Goiás. A coleta de dados ocorreu em três etapas: questionário prévio, questionário pós-vídeo e questionário final A interpretação das respostas foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que várias respostas estão agrupadas numa visão microscópica e a sequência didática possibilitou ao aluno construir seu próprio conhecimento pela intervenção do professor. Os vídeos de curta duração, além de minimizarem a dispersão dos alunos, apresentaram-se como uma alternativa em um ambiente escolar desprovido de espaço físico e de materiais para atividades experimentais.
Abstract: Chemistry is approached in most schools in a very complex manner and detached from the social context of students and, consequently, demonstrate difficulties in their learning. In this context, it is necessary for the teacher to look for new teaching methods that enable students to create their own concepts, discover new ways to reach a result and learn dynamically. The use of videos with investigative demonstrative experiments was a motivating tool for chemistry teaching. Based on pedagogical moments, it was verified the contribution of the use of videos with investigative demonstrative experiments for the learning of some concepts related to the solubility and release of gas. The work consisted of the application of a didactic strategy, in a classroom composed by twenty five high school students, from a public school in Jataí - Goiás. The data collection took place in three stages: previous questionnaire, questionnaire post-video and final questionnaire The interpretation of the answers was performed through Content Analysis. The results indicated that several answers are grouped in a microscopic view and the didactic sequence allowed the student to build their own knowledge through the teacher's intervention. The short videos, besides minimizing the dispersion of the students, presented themselves as an alternative in a school environment without physical space and materials for experimental activities.
Palavras-chave: ensino de química
atividades experimentais
vídeos
chemistry teaching
experimental activities
videos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/446
Data do documento: 6-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Anna Gabriella da Silva Oliveira.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Anna Gabriella da Silva Oliveira.pdf808,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.