Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/439
Tipo: Dissertação
Título: A transversalidade das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores: webquest como recuso pedagógico para o ensino da matemática
Autor(es): Almeida, Vânia Hörner de
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Edson Pereira
Resumo: Este trabalho é norteado pela seguinte questão “Qual é a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação, enquanto recurso pedagógico – WebQuest – como instrumento para se trabalhar as Tendências em Educação Matemática na formação inicial de professores? Desse modo, elencamos as seguintes Tendências em Educação Matemática a serem pesquisadas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jogos e Materiais Manipulativos, História da Matemática e Investigação Matemática. A pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições do uso da WebQuest como recurso pedagógico para abordar as tendências em Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática. Os sujeitos da pesquisa compreendem um público de alunos egressos e licenciandos do curso de Matemática do Programa Parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), entre o período de 2003 a 2013. Nesse recorte, os cursos ofertados nesse período abarcam três turmas de licenciatura em Matemática: duas dessas turmas foram ofertadas no município de Vila Rica –MT atendendo a todos os municípios da região do Araguaia–MT e uma no Município de Matupá–MT. Os procedimentos metodológicos tem como suporte a compreensão da pesquisa qualitativa a partir da concepção definida por Bogdan e Biklen (1994), Lüdke e André (1986) e Triviños (1987). Para a produção de dados, utilizamos do uso de alguns instrumentos como: Documentos (as ementas do projeto político pedagógico; processo de autorização dos cursos; processo de reconhecimento dos cursos; os planos de aula dos professores que ministraram aulas nas disciplinas de educação matemática); análise de monografias; aplicação de questionários; filmagens e caderno de campo. Foi aplicado um curso de extensão com carga horária de setenta horas, no período de agosto a outubro de 2014 a 21 alunos do 3º semestre, do curso de Licenciatura em Matemática do Núcleo Pedagógico de Matupá, da Universidade Estadual de Mato Grosso. O curso de extensão teve como proposta de estudar, planejar e produzir WebQuests como recurso pedagógico, para ser trabalhado nas etapas de ensino da Educação Básica, utilizando as Tendências da Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática. Os resultados encontrados possibilitaram identificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática estão presentes na formação de professores do Programa Parceladas e com a aplicação do curso de extensão além de contribuir com a formação dos licenciandos na construção do conhecimento das diferentes metodologias de ensino de Matemática, por meio do recurso pedagógico WebQuest, a qual foi aplicada nesse contexto profissional, onde alguns acadêmicos já exercem a docência e todos estão atuando nas escolas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Isso também contribuiu para que a metodologia da tendência de Tecnologias de Informação e Comunicação ganhasse um caráter de transversalidade, sendo a espinha dorsal para o trabalho com as demais tendências.
Abstract: This paper is guided by the following question “What is the contribution of Information and Communication Technologies, as a pedagogical resource - WebQuest - as an instrument to work on Trends in Mathematical Education in initial teacher education? Thus, we list the following Trends in Mathematical Education to be researched: Mathematical Modeling, Ethnomathematics, Problem Solving, Information and Communication Technologies (ICT), Games and Manipulative Materials, History of Mathematics and Mathematical Research. The research aims to verify the contributions of the use of WebQuest as a pedagogical resource to address the trends in Mathematics Education in the initial formation of Mathematics teachers. The research subjects comprise an audience of students graduating from the Mathematics Program of the Parceled Program of the State University of Mato Grosso (UNEMAT), from 2003 to 2013. In this clipping, the courses offered during this period cover three undergraduate classes. in Mathematics: two of these classes were offered in the municipality of Vila Rica - MT serving all municipalities in the region of Araguaia - MT and one in the municipality of Matupá - MT. The methodological procedures are supported by the understanding of qualitative research from the conception defined by Bogdan and Biklen (1994), Lüdke and André (1986) and Triviños (1987). For the production of data, we use the use of some instruments such as: Documents (the political pedagogical project menus; course authorization process; course recognition process; teachers' lesson plans that taught classes in mathematics education) ; monograph analysis; application of questionnaires; Field notebook and footage. An extension course with a workload of seventy hours was applied from August to October 2014 to 21 students in the 3rd semester of the Mathematics Pedagogical Center Degree in Matupá, Mato Grosso State University. The extension course had the purpose of studying, planning and producing WebQuests as a pedagogical resource, to be worked in the teaching stages of Basic Education, using the Trends of Mathematical Education in the initial formation of Mathematics teachers. The results allowed us to identify that the Methodological Trends in Mathematical Education are present in the training of teachers of the Parceladas Program and with the application of the extension course, besides contributing to the formation of undergraduates in the construction of knowledge of different teaching methodologies of Mathematics. through the WebQuest pedagogical resource, which was applied in this professional context, where some academics are already teaching and all are working in schools through the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program. This also contributed to the methodology of the trend of Information and Communication Technologies to gain a transversal character, being the backbone to work with the other trends.
Palavras-chave: formação inicial de professores
tendências em educação matemática
tecnologias de informação e comunicação
recurso pedagógico
WebQuest
initial teacher training
trends in mathematical education
information and communication technologies
pedagogical resource
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/439
Data do documento: 26-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Vânia Hörner de Almeida.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.