Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/435
Tipo: Dissertação
Título: O desenvolvimento do aplicativo RA.Geo: contribuições da realidade aumentada para o ensino de geometria espacial
Autor(es): Andrade, Vinicius Gouveia de
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Clarimar José
Resumo: Esta pesquisa trata do desenvolvimento de um recurso didático com base na tecnologia da Realidade Aumentada para o ensino de Geometria Espacial. Por permitir que objetos virtuais tridimensionais se sobreponham a imagens do mundo real, de modo a complementá-la e possibilitar a extração de novas informações, esta foi a tecnologia escolhida para propor uma solução às dificuldades encontradas na aprendizagem de Geometria Espacial relacionadas à falta do desenvolvimento da habilidade de visualização e do uso exclusivo do livro didático de matemática em sala de aula, uma vez que ele pode não ser a ferramenta mais adequada para se trabalhar conteúdos que abordam as três dimensões. Com o objetivo de desenvolver um aplicativo destinado a dispositivos móveis para ser usado juntamente com o livro didático de matemática, esta pesquisa adotou a metodologia INTERA de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para amparar cada etapa da sua construção, desde o seu planejamento até a sua validação. Para que fosse avaliado por alunos e professores, o aplicativo desenvolvido, chamado de RA.Geo, foi aplicado em uma aula de matemática do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Jataí – Goiás. A análise dos dados produzidos durante esta aplicação mostrou que a Realidade Aumentada, empregada em dispositivos móveis e utilizada como recurso didático, pode contribuir com a aprendizagem de Geometria Espacial.
Abstract: This research deals with the development of a didactic resource based on Augmented Reality technology for the teaching of spatial geometry. By allowing three-dimensional virtual objects to overlap an image of the real world, in order to complement it and make possible the extraction of new information, this was the technology chosen to propose a solution to the difficulties encountered in learning spatial geometry related to the lack of development of the visualization ability and the exclusive use of the classroom math textbook, as it may not be the most appropriate tool for working on content that addresses the three dimensions. In order to develop an application software for mobile devices to be used in conjunction with the math textbook, the INTERA methodology of learning object development was adopted to support each stage of its construction, from its planning to its validation . In order to be evaluated by students and teachers, the developed application software, called RA.Geo, was applied in a high school mathematics class at a state school in the city of Jataí - Goiás. The analysis of the data produced during this application showed that the Augmented Reality, used in mobile devices and used as didactic resource, can bring benefits to the learning of spatial geometry.
Palavras-chave: ensino de geometria
realidade aumentada
objeto de aprendizagem
teaching geometry
augmented reality
learning object
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/435
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Vinicius Gouveia de Andrade.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Vinicius Gouveia de Andrade.pdf754,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.