Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/426
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão escolar: da perspectiva dos professores de ciências a uma proposta formativa |
Autor(es): | Oliveira, Daniel Junior de |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Daniella de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bezerra, Daniella de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pessoni, Lucineide Maria de Lima |
Resumo: | O presente estudo apresenta o resultado de uma investigação realizada em uma escola pública estadual de uma cidade do interior de Goiás com professores de Ciências. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como objetivo geral compreender a concepção de gestão escolar na perspectiva dos professores de ciências. Como instrumentos para coleta de dados foi utilizado questionário. Com relação aos resultados obtidos evidencia-se que os professores de ciências compreendem a gestão escolar de suas escolas como uma mestiçagem entre elementos democrático-participativa e técnico-cientíca, carecendo de um maior esclarecimento sobre suas especificidades, e por fim como produto educacional apresenta-se uma proposta formativa, qual seja um curso sobre gestão escolar na perspectiva democrática destinado a professores (de ciências). |
Abstract: | The present study presents the results of an investigation carried out in a state public school in a city in the interior of Goiás with science teachers. This is a case study with a qualitative approach, with the general objective of understanding the conception of school management from the perspective of science teachers. As instruments for data collection, a questionnaire was used. With regard to the results obtained it is evident that the science teachers understand the school management of their schools as a mixture between elements democratic-participative and technical-scientific, lacking a greater clarification about their specificities, and finally as an educational product, a training proposal, a course on school management in the democratic perspective for teachers (of science) |
Palavras-chave: | gestão escolar democrática professores de ciências proposta formativa democratic school management science teachers formative proposal |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/426 |
Data do documento: | 23-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação GESTÃO ESCOLAR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS A UMA PROPOSTA FORMATIVA pdf.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS.pdf | 397,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.