Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/426
Tipo: Dissertação
Título: Gestão escolar: da perspectiva dos professores de ciências a uma proposta formativa
Autor(es): Oliveira, Daniel Junior de
Primeiro Orientador: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Pessoni, Lucineide Maria de Lima
Resumo: O presente estudo apresenta o resultado de uma investigação realizada em uma escola pública estadual de uma cidade do interior de Goiás com professores de Ciências. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como objetivo geral compreender a concepção de gestão escolar na perspectiva dos professores de ciências. Como instrumentos para coleta de dados foi utilizado questionário. Com relação aos resultados obtidos evidencia-se que os professores de ciências compreendem a gestão escolar de suas escolas como uma mestiçagem entre elementos democrático-participativa e técnico-cientíca, carecendo de um maior esclarecimento sobre suas especificidades, e por fim como produto educacional apresenta-se uma proposta formativa, qual seja um curso sobre gestão escolar na perspectiva democrática destinado a professores (de ciências).
Abstract: The present study presents the results of an investigation carried out in a state public school in a city in the interior of Goiás with science teachers. This is a case study with a qualitative approach, with the general objective of understanding the conception of school management from the perspective of science teachers. As instruments for data collection, a questionnaire was used. With regard to the results obtained it is evident that the science teachers understand the school management of their schools as a mixture between elements democratic-participative and technical-scientific, lacking a greater clarification about their specificities, and finally as an educational product, a training proposal, a course on school management in the democratic perspective for teachers (of science)
Palavras-chave: gestão escolar democrática
professores de ciências
proposta formativa
democratic school management
science teachers
formative proposal
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/426
Data do documento: 23-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.