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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/419
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação do conceito de volume no 5º ano do ensino fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental |
Autor(es): | Pereira, Natália Cristina Souza |
Primeiro Orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Simone Ariomar de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Jesus, Elivanete Alves de |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da EMEF- Escola Municipal de Educação Fundamental Nestor Fonseca do município de Rio Verde - GO resultou na elaboração, organização e análise de três atividades. Usamos como recursos auxiliares o software HagáQuê e o Clube de Matemática. A Teoria do Ensino Desenvolvimental foi a base teórica que fundamenta as proposições construídas na pesquisa a fim de responder a pergunta que orienta o presente trabalho, a saber: “O ensino organizado com fundamentos na Teoria do Ensino Desenvolvimental pode contribuir na formação do conceito de volume dos sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo e pirâmide por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental?”. Os objetivos deste trabalho consistem em compreender a Teoria do Ensino Desenvolvimental e suas particularidades para elaborar e organizar três atividades, seguindo as características da teoria, sendo elas: atividade preliminar, atividade de experimentação e atividade de verificação. A aplicação de cada atividade aconteceu em oito encontros, previamente organizados em um espaço informal denominado de “clube de matemática”. O foco central dos encontros estava em torno da formação do conceito de volume e, para atingir esse objetivo, foram usadas: a sondagem, a mediação, as atividades, a decomposição dos sólidos trabalhados, dentre outras estratégias com a finalidade de se verificar a possível formação do conceito de volume. As atividades elaboradas buscaram abranger, não somente os aspectos genéticos do objeto, mas provocar um movimento dialético entre as induções apresentadas e as formações construídas sobre o núcleo do conceito de volume. O método de pesquisa aplicado foi de caráter qualitativo, com enfoque na análise. A análise dos dados partiu da descrição dos relatos dos sujeitos da pesquisa sob a análise de três categorias que tinham como finalidade identificar os possíveis indícios de formação do conceito de volume. Os resultados alcançados demostraram que a organização do ensino é parte peculiar para o desenvolvimento do processo cognitivo dos estudantes. No desenvolvimento desse trabalho, ressalta-se a criação de um site destinado aos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de apresentar o estudo desenvolvido, assim como auxiliar aqueles que desejam utilizá-lo como motivação para suas aulas e queiram trabalhar com atividades organizadas, apoiando-se no experimento didático-formativo para a formação de conceitos matemáticos sob a perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental. |
Abstract: | This research was conducted with students of the 5th grade of Elementary School, from the EMEF- Nestor Fonseca Municipal School of Elementary Education of Rio Verde - GO resulted in the elaboration, organization and analysis of three activities. We used as auxiliary resources the HagáQuê software and the Math Club. The Developmental Teaching Theory was the theoretical basis that underlies the propositions built in the research in order to answer the question that guides the present work, namely: of geometric solids: cube, parallelepiped and pyramid by 5th grade students? ”. The objectives of this work are to understand the Theory of Developmental Teaching and its particularities to elaborate and organize three activities, following the characteristics of the theory, namely: preliminary activity, experimentation activity and verification activity. The application of each activity took place in eight meetings, previously organized in an informal space called “math club”. The main focus of the meetings was around the formation of the concept of volume and, to achieve this goal, the following were used: sounding, mediation, activities, decomposition of the worked solids, among other strategies in order to verify the possible Volume concept formation. The elaborated activities sought not only to cover the genetic aspects of the object, but to provoke a dialectical movement between the inductions presented and the formations built on the core of the concept of volume. The research method applied was qualitative, focusing on the analysis. The data analysis was based on the description of the reports of the research subjects under the analysis of three categories that aimed to identify the possible signs of formation of the concept of volume. The results showed that the organization of teaching is a peculiar part for the development of the cognitive process of students. In the development of this work, we highlight the creation of a website for mathematics teachers from the early years of elementary school to present the study developed, as well as assist those who want to use it as a motivation for their classes and want to work. organized activities, based on the didactic-formative experiment for the formation of mathematical concepts from the perspective of the Developmental Teaching Theory. |
Palavras-chave: | formação de conceitos hagáquê ensino desenvolvimental concept formation developmental teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/419 |
Data do documento: | 26-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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