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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental além da sala de aula: proposta de uma sequência didática
Autor(es): Gonçalves, Joanice dos Santos
Primeiro Orientador: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Christiano Peres
Resumo: A educação ocorre em diferentes circunstâncias na vida humana e deve preparar o indivíduo para todo o percurso de sua existência. A literatura atual confirma que, para atender aos vários aspectos impostos pela sociedade contemporânea é necessário que o professor desenvolva em sua prática pedagógica estratégias diversificadas, entre elas a educação não formal. A educação não formal desenvolve o ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, preparando o indivíduo para atuar em sociedade como cidadão ativo. Desse modo, esse estudo investigou a utilização de espaços não formais do município de Jataí ─ GO na prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual, numa turma do 9º ano, com a intenção de possibilitar um melhor planejamento das atividades educacionais, tornando esse um momento de maior aprendizagem. Para isso, foram escolhidos diferentes espaços de educação não formais institucionalizados na cidade, tais como, (Aterro Sanitário Municipal e Ecopontos da cidade), para a aplicação de uma Sequência Didática fundamentada na dialogicidade e na interdisciplinaridade, abrangendo os componentes curriculares de Geografia, Ciências e Educação Ambiental. Além desse instrumento, foram utilizados questionários aplicados a alunos e professores com vistas a analisar as potencialidades que esses espaços oferecem para a compreensão dos problemas ambientais das regiões onde estão inseridos. Além dos instrumentos utilizados, uma análise de grande relevância foi à observação durante visitas da escola nos espaços. Os dados obtidos por meio desses instrumentos salientaram que os professores acreditam que os espaços não formais facilitam a aplicação dos conteúdos escolares, auxiliando na compreensão destes. No entanto, os mesmos ainda não se sentem preparados para atividades como estas, citam a importância, porém não as inserem em suas práticas pedagógicas. Por isso torna-se essencial que a formação inicial e continuada de professores proporcionem oportunidades para reflexão e discussão acerca do ensino de ciências, buscando desenvolver criticidade para uma prática educativa constituída por uma diversidade de estratégias, incluindo as atividades em ambientes não formais. Verificou-se, assim, a visão que os sujeitos (alunos e alunas do 9º ano) possuem sobre o Meio Ambiente, e sobre os problemas ambientais, e, sobretudo, como os professores de Ciências e de Geografia trabalham a Educação Ambiental com os alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada como Pesquisa Participante, segundo critérios técnicos. Esse estudo revelou que a Sequência Didática elaborada para se trabalhar a Educação Ambiental com as disciplinas de Geografia e de Ciências surtiu efeito positivo tanto nas aulas em espaço formal (sala de aula), quanto em espaço não formal de educação. Constatou-se o envolvimento dos alunos nessas aulas, sobretudo nas aulas ministradas em ambientes não formais. A pesquisa revelou também que a Educação Ambiental não é trabalhada de forma interdisciplinar, especificamente pelas disciplinas de Ciências e de Geografia, sendo ainda, a primeira experiência que os alunos tiveram em relação às aulas em ambientes não formal de educação.
Abstract: Education occurs in different circumstances in human life and must prepare the individual for the whole course of his existence. Current literature confirms that in order to address the various aspects imposed by contemporary society, it is necessary for teachers to develop diversified strategies in their pedagogical practice, including non-formal education. Non-formal education develops the teaching and learning of historically systematized contents, preparing the individual to act in society as an active citizen. Thus, this study investigated the use of non-formal spaces in the municipality of Jataí ─ GO in the pedagogical practice of elementary school teachers, from a state school, in a 9th grade class, with the intention of allowing a better planning of the activities. making this a time for greater learning. For this, different institutionalized non-formal education spaces were chosen in the city, such as (Municipal Sanitary Landfill and City Ecopoints), for the application of a Didactic Sequence based on dialogicity and interdisciplinarity, covering the curricular components of Geography, Sciences and Environmental Education. In addition to this instrument, questionnaires applied to students and teachers were used to analyze the potential that these spaces offer for understanding the environmental problems of the regions where they are inserted. In addition to the instruments used, a very relevant analysis was the observation during school visits in the spaces. The data obtained through these instruments pointed out that teachers believe that non-formal spaces facilitate the application of school contents, aiding in their understanding. However, they still do not feel prepared for such activities, they cite the importance, but do not insert them in their pedagogical practices. It is therefore essential that initial and continuing teacher education provide opportunities for reflection and discussion about science teaching, seeking to develop criticality for an educational practice consisting of a variety of strategies, including activities in non-formal environments. Thus, it was verified the view that the subjects (9th grade students) have about the Environment, and about the environmental problems, and, above all, how the Science and Geography teachers work the Environmental Education with the students. This is a qualitative research, classified as Participating Research, according to technical criteria. This study revealed that the Didactic Sequence designed to work on Environmental Education with the disciplines of Geography and Science had a positive effect both in formal and non-formal classes. It was found the involvement of students in these classes, especially in classes taught in non-formal environments. The research also revealed that Environmental Education is not worked in an interdisciplinary way, specifically by the disciplines of Science and Geography, being also the first experience that students had in relation to classes in non formal education environments.
Palavras-chave: educação ambiental
educação formal
espaço não formal
dialogicidade
environmental education
formal education
non-formal space
dialogicity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::MANEJO FLORESTAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/414
Data do documento: 23-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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