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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/409
Tipo: | Dissertação |
Título: | educação ambiental, língua portuguesa e biologia: proposta de sequência didática para o ensino médio |
Autor(es): | Furtado, Viviane Ferreira |
Primeiro Orientador: | Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee3: | Coelho, Christiano Peres |
Resumo: | A Educação Ambiental ainda é timidamente explorada nas escolas e o objetivo deste estudo consiste em apresentar e avaliar a eficiência da sequência didática em estudo, sob uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas de Biologia e de Língua Portuguesa, por intermédio do desenvolvimento do senso crítico do aluno, por meio da leitura, da interpretação e da produção de artigos de divulgação científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa/exploratória com características de pesquisa-ação que tem como horizonte teórico analítico, para a apreciação dos dados coletados, a análise de conteúdos. Os sujeitos voluntários foram duas professoras, uma de Língua Portuguesa e outra de Biologia, e dez alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio da cidade de Jataí-GO. Procurou-se contextualizar os estudos sobre a Educação Ambiental no Brasil; apresentar a importância do uso da linguagem para os estudos em Ciências; a relevância dos gêneros textuais como uma possibilidade de abordagem de perspectiva interdisciplinar; e a importância dos Artigos de Divulgação Científica e das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem ao perpassar pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Almeja-se investigar: de que modo a utilização dos artigos de divulgação científica favorecem a reflexão referente à Educação Ambiental? Observou-se que os professores reconhecem a importância de se trabalhar o tema na escola, porém são muitos os obstáculos enfrentados para realizar esse tipo de trabalho. A Sequência Didática promoveu a integração dos sujeitos ao propiciar na coletividade a construção e a elaboração do saber ao conhecerem o gênero e discutirem sobre a Educação Ambiental. |
Abstract: | Environmental Education is still shyly explored in schools and the aim of this study is to present and evaluate the efficiency of the didactic sequence under study, from an interdisciplinary perspective between the Biology and Portuguese Language disciplines, through the development of the student's critical sense. , by reading, interpreting and producing articles of scientific dissemination. It is a qualitative / exploratory research with action research characteristics that has as analytical theoretical horizon, for the appreciation of the collected data, the content analysis. The volunteer subjects were two teachers, one from Portuguese and one from Biology, and ten students from a second year high school class in the city of Jataí-GO. We tried to contextualize the studies on Environmental Education in Brazil; present the importance of using language for science studies; the relevance of textual genres as a possibility of interdisciplinary perspective approach; and the importance of Articles of Scientific Dissemination and Information and Communication Technologies for teaching and learning as it goes through the Science, Technology and Society approach. It aims to investigate: how the use of articles of scientific dissemination favor the reflection regarding Environmental Education? It was observed that teachers recognize the importance of working the theme in school, but there are many obstacles faced to perform this type of work. The Didactic Sequence promoted the integration of subjects by providing in the community the construction and elaboration of knowledge by knowing the gender and discussing about Environmental Education. |
Palavras-chave: | educação ambiental sequência didática artigo de divulgação científica perspectiva interdisciplinar environmental education following teaching scientific dissemination article interdisciplinary perspective |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/409 |
Data do documento: | 25-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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