Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/405
Tipo: Dissertação
Título: A abordagem sintático-semântica da matemática: produtividade da ferramenta sequência didática em turmas de proeja
Autor(es): Moraes, Leizer Fernandes
Primeiro Orientador: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Silvio Ribeiro da
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a produtividade da abordagem sintático-semântica da matemática (cf. GÓMEZ-GRANELL, 2008) em uma turma de Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Especificamente, busca-se analisar o desenvolvimento de uma sequência didática (cf. DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004) aplicada em aulas de matemática e Língua Portuguesa, para verificar se o tratamento interdisciplinar de conteúdos matemáticos que circulam em textos do gênero cartum, veiculados nas redes sociais, contribui para a apropriação desses conteúdos pelos alunos. Além disso, propõe-se verificar o desenvolvimento dos educandos quanto à leitura crítica dos discursos sobre as identidades de gênero, que se materializam nesses textos. Para tanto, utiliza-se, como instrumentos de coleta de dados, as produções de comentários para redes sociais, feitas pelos alunos durante a aplicação da sequência didática, bem como um Software educacional (Proeja Social), desenvolvido pelo próprio pesquisador. A análise dos dados fundamenta-se numa interface das teorias educacionais com as teorias linguísticas e sociológicas sobre a pós-modernidade. Como resultado, a pesquisa identifica a produtividade da abordagem sintático-semântica da matemática e do uso das redes sociais no processo de consolidação de conceitos matemáticos e de formação omnilateral dos sujeitos em turmas de Proeja.
Abstract: This research aims to understand the productivity of the syntactic-semantic approach to mathematics (cf. GÓMEZ-GRANELL, 2008) in a class of Proeja in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás – IFG/Jataí. Particularly the aim is to analyze the development of a didactic sequence (cf. DOLZ, NOVERRAZ AND SCHNEUWLY, 2004) used in Mathematics and Portuguese classes to corroborate if the interdisciplinary treatment of mathematical content that circulates in the comic-style texts, propagated in the social networks, contributes to the appropriation of those contents by the students. Furthermore, it proposes to verify the development of the learners in what relates to the critic reading of the discourses about gender identities which take place in those texts. This way, we had the production of social networks comments made by the students during the didactic sequence application as an instrument for collecting data, as well as an educational software (Proeja Social), developed by the researcher himself. Data analysis is based on an interface between educational theories and linguistic and sociological ones about post-modernity. As a result, this research identifies the productivity of the syntactic-semantic approach to mathematics and the use of social networks in the process of math concepts consolidation and the omnilateral education of the individuals in Proeja classes.
Palavras-chave: ensino de matemática
proeja
sequência didática
redes sociais
identidade
mathematics teaching
didactic sequence
social networks
identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::TELEINFORMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/405
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Leizer Fernandes Moraes.pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Leizer Fernandes Moraes.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.