Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066561716537691pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066561716537691pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Adelino Candido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Silvio Ribeiro da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2345103994889195pt_BR
dc.creatorMoraes, Leizer Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704747520812423pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T17:33:21Z-
dc.date.available2019-11-21-
dc.date.available2020-04-28T17:33:21Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/405-
dc.description.abstractThis research aims to understand the productivity of the syntactic-semantic approach to mathematics (cf. GÓMEZ-GRANELL, 2008) in a class of Proeja in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás – IFG/Jataí. Particularly the aim is to analyze the development of a didactic sequence (cf. DOLZ, NOVERRAZ AND SCHNEUWLY, 2004) used in Mathematics and Portuguese classes to corroborate if the interdisciplinary treatment of mathematical content that circulates in the comic-style texts, propagated in the social networks, contributes to the appropriation of those contents by the students. Furthermore, it proposes to verify the development of the learners in what relates to the critic reading of the discourses about gender identities which take place in those texts. This way, we had the production of social networks comments made by the students during the didactic sequence application as an instrument for collecting data, as well as an educational software (Proeja Social), developed by the researcher himself. Data analysis is based on an interface between educational theories and linguistic and sociological ones about post-modernity. As a result, this research identifies the productivity of the syntactic-semantic approach to mathematics and the use of social networks in the process of math concepts consolidation and the omnilateral education of the individuals in Proeja classes.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender a produtividade da abordagem sintático-semântica da matemática (cf. GÓMEZ-GRANELL, 2008) em uma turma de Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Especificamente, busca-se analisar o desenvolvimento de uma sequência didática (cf. DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004) aplicada em aulas de matemática e Língua Portuguesa, para verificar se o tratamento interdisciplinar de conteúdos matemáticos que circulam em textos do gênero cartum, veiculados nas redes sociais, contribui para a apropriação desses conteúdos pelos alunos. Além disso, propõe-se verificar o desenvolvimento dos educandos quanto à leitura crítica dos discursos sobre as identidades de gênero, que se materializam nesses textos. Para tanto, utiliza-se, como instrumentos de coleta de dados, as produções de comentários para redes sociais, feitas pelos alunos durante a aplicação da sequência didática, bem como um Software educacional (Proeja Social), desenvolvido pelo próprio pesquisador. A análise dos dados fundamenta-se numa interface das teorias educacionais com as teorias linguísticas e sociológicas sobre a pós-modernidade. Como resultado, a pesquisa identifica a produtividade da abordagem sintático-semântica da matemática e do uso das redes sociais no processo de consolidação de conceitos matemáticos e de formação omnilateral dos sujeitos em turmas de Proeja.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Ignacio Goncalves Bernardino (70109520190@ifg.edu.br) on 2019-11-21T12:17:48Z No. of bitstreams: 2 dissertação_Leizer Fernandes Moraes.pdf: 5519615 bytes, checksum: a78e257025362d7d06a92e32716a83f0 (MD5) produto_Leizer Fernandes Moraes.pdf: 1286047 bytes, checksum: e70db29b63d3ba4480fe76a55d74b24a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2020-04-28T17:33:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertação_Leizer Fernandes Moraes.pdf: 5519615 bytes, checksum: a78e257025362d7d06a92e32716a83f0 (MD5) produto_Leizer Fernandes Moraes.pdf: 1286047 bytes, checksum: e70db29b63d3ba4480fe76a55d74b24a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-28T17:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação_Leizer Fernandes Moraes.pdf: 5519615 bytes, checksum: a78e257025362d7d06a92e32716a83f0 (MD5) produto_Leizer Fernandes Moraes.pdf: 1286047 bytes, checksum: e70db29b63d3ba4480fe76a55d74b24a (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de matemáticapt_BR
dc.subjectproejapt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectredes sociaispt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectmathematics teachingpt_BR
dc.subjectdidactic sequencept_BR
dc.subjectsocial networkspt_BR
dc.subjectidentitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::TELEINFORMATICApt_BR
dc.titleA abordagem sintático-semântica da matemática: produtividade da ferramenta sequência didática em turmas de proejapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Leizer Fernandes Moraes.pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Leizer Fernandes Moraes.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.