Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/404
Tipo: Dissertação
Título: As tic como instrumentos mediadores na educação ambiental 0 uma proposta de sequência didática para o ensino médio
Autor(es): Gonçalves, Raquel Aparecida Issa
Primeiro Orientador: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Maria Socorro Duarte da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Adriano de Melo
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para a Educação Ambiental nas escolas de Ensino Médio. A metodologia apresenta uma sequência didática que se utiliza de recursos diretamente relacionados com algumas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC). Apresenta como problematização: Práticas pedagógicas utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mediadoras no ensino de Educação Ambiental (EA) podem promover uma articulação entre ambas na percepção e proposição de soluções para problemas reais por parte dos alunos? Para responder essa questão, foram propostas atividades problematizadas, abordando o tema água, sua utilização e reutilização, tanto pela comunidade escolar, como pelos moradores avaliados. Toda a sequência didática, suas etapas e recursos utilizados foram descritos e avaliados durante a execução desse trabalho. Cada etapa e as situações que possibilitaram sua aplicação estão descritas através de um manual de instruções disponível em um blog. As atividades e a sequência didática foram aplicadas em uma turma do Ensino Médio da rede pública estadual de Jataí-Goiás. As alternativas propostas por esse trabalho, contrapondo-se à metodologia comumente utilizada, promoveu um grande interesse por parte dos alunos, despertando mudanças de atitudes em relação ao uso e ao reuso da água de forma racional e participativa.
Abstract: This paper presents a pedagogical proposal for teaching environmental education in schools. The methodology provides a didactic sequence that uses resources directly related to some Information Technology and Communication (ICT). Presented as problematic: pedagogical practices using Information and Communication Technologies (ICT) as mediators in the teaching of environmental education (EE) can promote coordination between both the perception and propose solutions to real problems by the students? To answer this question, proposed activities were questioned and addressing the theme water use and reuse, both by the school community, as evaluated by residents. All didactic sequence, its steps and resources used were described and evaluated during the execution of this work. Each step and the situations that enabled its application are described through an instruction manual available on a blog. Activities and instructional sequence were applied to a class of high school the state public Jataí-Goiás. The alternatives proposed by this work, in contrast with the commonly used methodology promoted a great interest from students, awakening changes in attitudes to the use and reuse of water in a rational and participatory manner.
Palavras-chave: tecnologias de informação e comunicação (tic)
educação ambiental
sequência didática
uso e reuso de água
information and communication technologies (ict)
didactic sequence
environmental education
use and reuse of water
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/404
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Raquel Aparecida Issa Gonçalves.pdf7,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Raquel Aparecida Issa Gonçalves.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.