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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e sustentabilidade: a ressignificação da leitura para os alunos do proeja do Ifgoiano - câmpus Rio Verde
Autor(es): Lemos, Sandra Mara Santos
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Falone, Sandra Zago
metadata.dc.contributor.referee4: Bezerra, Daniella de Souza
Resumo: Este estudo tem como tema geral a utilização de práticas pedagógicas que usam às temáticas, educação ambiental e sustentabilidade, na ressignificação da leitura para os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Desse modo, traçamos um percurso, mostrando o debate sobre as temáticas, assim como, a importância do trabalho da ressignificação da leitura pelo viés do letramento, em função do estudo das principais concepções de linguagem, destacando a função sócio-histórica por ser a consensual entre os teóricos estudados, como também, ser esta a opção adotada. Para delineamento da pesquisa, temos os objetivos: analisar as práticas pedagógicas, utilizando às temáticas, educação ambiental e sustentabilidade, que podem ressignificar a leitura para os estudantes do Proeja; refletir sobre as práticas de incentivo a leitura do IF Goiano Câmpus Rio Verde; investigar como as práticas pedagógicas contribuem para o letramento dos estudantes; analisar as influências dos temas educação ambiental e sustentabilidade no cotidiano do estudante. Para o desenvolvimento desta pesquisa e obtenção das informações sobre a prática pedagógica relacionada à leitura, percorremos os caminhos embasados na abordagem qualitativa e interpretativa por considerar a que mais se adéqua a este estudo, porquanto se trata de uma investigação no ambiente escolar e por ser uma prática de intervenção. A pesquisa-ação foi utilizada para justificar, entendendo que, neste campo há de se associar para compreendermos melhor o que se pesquisa, uma vez que, a possibilidade de refazer o caminho percorrido pela pesquisa dá ao pesquisador, a capacidade de repensar os dados e as práticas por eles geradas.
Abstract: This study has as general subject the using of pedagogical practices that use the theme of environmental education and sustainability on the resignificance of reading by the Proeja’s students. To respond to this question, we trace a course showing the debate about the theme, as, the importance of the work of resignificance of reading by the bias of literacy, in function of the study of the main language conceptions, highlighting the function socio-historical for being the consensual between the theorists studied, also, be this the option adopted. To the delineation of the search, we have the objectives: analyze how the pedagogical practices using the themes environmental education and sustainability can resignify the reading to the Proeja’s students; reflect about the incentive practices to the reading of IF Goiano campus Rio Verde; investigate how the pedagogical practices contribute to the students’ literacy; analyze the influence of the themes environmental education and sustainability on the students’ everyday. To the development of this search and obtaining of information about the pedagogical practices related to reading, we coursed one way based on qualitative and interpretative approach by to considerate the one that best suits to this study, once it is an investigation on scholar ambient and it is a intervention practice, the action-research was used to justify understanding that on this field it must be associated to better realize what it is researched, once the possibility of redo the way traveled by the research gives to the researcher the capacity of rethink the data and the practices generated by them.
Palavras-chave: práticas pedagógicas
leitura
letramento
educação ambiental
sustentabilidade
pedagogical practices
reading
literacy
environmental education. Sustainability.
sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/402
Data do documento: Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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