Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041595317756995pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041595317756995pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066561716537691pt_BR
dc.contributor.referee3Falone, Sandra Zago-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7329966912840794pt_BR
dc.contributor.referee4Bezerra, Daniella de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980658299335868pt_BR
dc.creatorLemos, Sandra Mara Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1602509040411726pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T17:32:08Z-
dc.date.available2019-11-21-
dc.date.available2020-04-28T17:32:08Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/402-
dc.description.abstractThis study has as general subject the using of pedagogical practices that use the theme of environmental education and sustainability on the resignificance of reading by the Proeja’s students. To respond to this question, we trace a course showing the debate about the theme, as, the importance of the work of resignificance of reading by the bias of literacy, in function of the study of the main language conceptions, highlighting the function socio-historical for being the consensual between the theorists studied, also, be this the option adopted. To the delineation of the search, we have the objectives: analyze how the pedagogical practices using the themes environmental education and sustainability can resignify the reading to the Proeja’s students; reflect about the incentive practices to the reading of IF Goiano campus Rio Verde; investigate how the pedagogical practices contribute to the students’ literacy; analyze the influence of the themes environmental education and sustainability on the students’ everyday. To the development of this search and obtaining of information about the pedagogical practices related to reading, we coursed one way based on qualitative and interpretative approach by to considerate the one that best suits to this study, once it is an investigation on scholar ambient and it is a intervention practice, the action-research was used to justify understanding that on this field it must be associated to better realize what it is researched, once the possibility of redo the way traveled by the research gives to the researcher the capacity of rethink the data and the practices generated by them.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema geral a utilização de práticas pedagógicas que usam às temáticas, educação ambiental e sustentabilidade, na ressignificação da leitura para os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Desse modo, traçamos um percurso, mostrando o debate sobre as temáticas, assim como, a importância do trabalho da ressignificação da leitura pelo viés do letramento, em função do estudo das principais concepções de linguagem, destacando a função sócio-histórica por ser a consensual entre os teóricos estudados, como também, ser esta a opção adotada. Para delineamento da pesquisa, temos os objetivos: analisar as práticas pedagógicas, utilizando às temáticas, educação ambiental e sustentabilidade, que podem ressignificar a leitura para os estudantes do Proeja; refletir sobre as práticas de incentivo a leitura do IF Goiano Câmpus Rio Verde; investigar como as práticas pedagógicas contribuem para o letramento dos estudantes; analisar as influências dos temas educação ambiental e sustentabilidade no cotidiano do estudante. Para o desenvolvimento desta pesquisa e obtenção das informações sobre a prática pedagógica relacionada à leitura, percorremos os caminhos embasados na abordagem qualitativa e interpretativa por considerar a que mais se adéqua a este estudo, porquanto se trata de uma investigação no ambiente escolar e por ser uma prática de intervenção. A pesquisa-ação foi utilizada para justificar, entendendo que, neste campo há de se associar para compreendermos melhor o que se pesquisa, uma vez que, a possibilidade de refazer o caminho percorrido pela pesquisa dá ao pesquisador, a capacidade de repensar os dados e as práticas por eles geradas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Ignacio Goncalves Bernardino (70109520190@ifg.edu.br) on 2019-11-21T13:05:04Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira.pdf: 1730608 bytes, checksum: f1176fb06c2798ed5fda36b85e3a1737 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2020-04-28T17:32:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira.pdf: 1730608 bytes, checksum: f1176fb06c2798ed5fda36b85e3a1737 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-28T17:32:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira.pdf: 1730608 bytes, checksum: f1176fb06c2798ed5fda36b85e3a1737 (MD5) Previous issue date: 2014-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectletramentopt_BR
dc.subjecteducação ambientalpt_BR
dc.subjectsustentabilidadept_BR
dc.subjectpedagogical practicespt_BR
dc.subjectreadingpt_BR
dc.subjectliteracypt_BR
dc.subjectenvironmental education. Sustainability.pt_BR
dc.subjectsustainabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEducação ambiental e sustentabilidade: a ressignificação da leitura para os alunos do proeja do Ifgoiano - câmpus Rio Verdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.