Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/400
Tipo: Dissertação
Título: Principais noções e (co)relações das geometrias euclidiana, elípitica e hiperbólica para a educação básica
Autor(es): Honorato, Adriano Rodrigues
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, Glen Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Elivanete Alves de
Resumo: Nesta dissertação é apresentado um conjunto de saberes matemáticos relacionados ao surgimento e desenvolvimento das Geometrias Não-Euclidianas. Não obstante, apresentamos os principais resultados destas geometrias que podem ser utilizados e explorados de forma significativa pelo professor de matemática da Educação Básica. Através da pesquisa bibliográfica desenvolvemos o produto deste trabalho no qual se constitui de um material de divulgação dos principais conceitos e fundamentos das geometrias euclidiana, hiperbólica e elíptica, visando contribuir para a formação continuada do professor de matemática, proporcionando a este, saberes e condições para que o professor diferencie e escolha a geometria mais adequada para ser utilizada nas diferentes formas e curvaturas presentes nos conteúdos do currículo escolar.
Abstract: This dissertation presents a set of mathematical knowledge related to the emergence and development of non-Euclidean geometries. Nevertheless, we present the main results of these geometries that can be used and explored significantly by the mathematics teacher of Basic Education. Through the bibliographic research we develop the product of this work in which it consists of a material for the dissemination of the main concepts and fundamentals of Euclidean, hyperbolic and elliptical geometries, aiming to contribute to the continuing education of the mathematics teacher, providing him with knowledge and conditions for that the teacher differentiate and choose the most appropriate geometry to be used in the different shapes and curvatures present in the contents of the school curriculum.
Palavras-chave: educação
ensino de geometria
saberes sobre geometrias não euclidianas
education
geometry teaching
knowledge about non-euclidean geometries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/400
Data do documento: 18-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Adriano Rodrigues Honorato.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.