Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/400
Tipo: | Dissertação |
Título: | Principais noções e (co)relações das geometrias euclidiana, elípitica e hiperbólica para a educação básica |
Autor(es): | Honorato, Adriano Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, Glen Cezar |
metadata.dc.contributor.referee3: | Jesus, Elivanete Alves de |
Resumo: | Nesta dissertação é apresentado um conjunto de saberes matemáticos relacionados ao surgimento e desenvolvimento das Geometrias Não-Euclidianas. Não obstante, apresentamos os principais resultados destas geometrias que podem ser utilizados e explorados de forma significativa pelo professor de matemática da Educação Básica. Através da pesquisa bibliográfica desenvolvemos o produto deste trabalho no qual se constitui de um material de divulgação dos principais conceitos e fundamentos das geometrias euclidiana, hiperbólica e elíptica, visando contribuir para a formação continuada do professor de matemática, proporcionando a este, saberes e condições para que o professor diferencie e escolha a geometria mais adequada para ser utilizada nas diferentes formas e curvaturas presentes nos conteúdos do currículo escolar. |
Abstract: | This dissertation presents a set of mathematical knowledge related to the emergence and development of non-Euclidean geometries. Nevertheless, we present the main results of these geometries that can be used and explored significantly by the mathematics teacher of Basic Education. Through the bibliographic research we develop the product of this work in which it consists of a material for the dissemination of the main concepts and fundamentals of Euclidean, hyperbolic and elliptical geometries, aiming to contribute to the continuing education of the mathematics teacher, providing him with knowledge and conditions for that the teacher differentiate and choose the most appropriate geometry to be used in the different shapes and curvatures present in the contents of the school curriculum. |
Palavras-chave: | educação ensino de geometria saberes sobre geometrias não euclidianas education geometry teaching knowledge about non-euclidean geometries |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/400 |
Data do documento: | 18-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Adriano Rodrigues Honorato.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.