Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1878
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gerenciamento de obras de reforma e revitalização de shopping centers: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Management of renovation and revitalization works in shopping centers: case study
Autor(es): Geraldo, Paolla
Primeiro Orientador: Ferreira, Ricardo de Alcântara
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Ricardo de Alcântara
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Neto, Lauderico Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, João Carlos de
Resumo: Edificações antigas necessitam passar por obras de reforma e revitalização para atualizarem-se em termos de demanda de uso e atendimento às legislações vigentes. Essas intervenções devem ser realizadas com foco na segurança dos usuários e na solidez da própria edificação. Reformas e revitalizações bem sucedidas têm o poder de prolongar a vida útil das edificações e torna-las mais agradáveis aos usuários. Os shopping centers são empreendimentos comerciais condominiais que precisam passar por atualizações periódicas, para atender a demanda populacional, oferecendo serviços e espaços adequados. No entanto, as intervenções realizadas nesses shoppings possuem limitações impostas por seus empreendedores para que não sejam economicamente prejudicados com a perda de clientes ou fechamento do estabelecimento. As limitações incluem a execução de obra fora de horários comerciais, logística para recebimento de materiais/retirada de entulho e falta de espaço para canteiros. O gerenciamento adequado dessas obras exige tomadas de decisões estratégicas para contornar as restrições, manter a qualidade e a segurança dos processos. O presente trabalho tem como objetivo mostrar como o gerenciamento de projetos pode contribuir para a execução dessas obras, e consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando estudo de caso realizado em um shopping localizado na cidade de Aparecida de Goiânia para apresentação dos resultados, contribuindo com a disseminação dos processos de gerenciamento de empreendimentos comerciais denominados Shopping Centers. Com os resultados obtidos da pesquisa, percebe-se que a boa comunicação entre os envolvidos, e a utilização de ferramentas simples de acompanhamento são as peças fundamentais para as entregas dos projetos propostos anualmente para o shopping.
Abstract: Old buildings need to undergo renovation and revitalization works to bring them up to date in terms of demand for use and compliance with current legislation. These interventions must be carried out with a focus on the safety of users and the solidity of the building itself. Successful renovations and revitalizations have the power to extend the useful life of buildings and make them more pleasant for users. Shopping centers are condominium commercial enterprises that need to undergo periodic updates to meet population demand, offering adequate services and spaces. However, the interventions carried out in these shopping malls have limitations imposed by their entrepreneurs so that they are not economically harmed by the loss of customers or closure of the establishment. Limitations include carrying out work outside business hours, logistics for receiving materials/removing debris and lack of space for construction sites. Proper management of these works requires strategic decision-making to overcome restrictions and maintain the quality and safety of the processes. The present work aims to show how project management can contribute to the execution of these works, and consists of exploratory and descriptive research, using a case study carried out in a shopping mall located in the city of Aparecida de Goiânia to present the results, contributing with the dissemination of management processes for commercial enterprises called Shopping Centers. With the results obtained from the research, it is clear that good communication between those involved, and the use of simple monitoring tools are the fundamental elements for delivering the projects proposed annually for the shopping mall.
Palavras-chave: Gerenciamento de obras
Reformas
Shoppings
Revitalização
Obras em Shopping Center
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: GERALDO, P. A. Gerenciamento de obras de reforma e revitalização de shopping centers: estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1878
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Paolla Geraldo.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.