Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1832
Tipo: Dissertação
Título: Eclipses: uma sequência didática inspirada pela aprendizagem significativa no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Eclipses: a didactic sequence inspired by meaningful learning in Teaching Fundamental
Autor(es): Sá, Jaqueline Montalvão de
Primeiro Orientador: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Felippe Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, José
Resumo: A Astronomia é um campo de interesse e estudo humano desde os primórdios da existência das sociedades humanas. Neste trabalho, apesar de não falarmos sobre a Astronomia enquanto Ciência, reconhecemos a influência que ela tem sobre nossa sociedade, sendo percebida não apenas ao longo da história humana, mas também sobre o corpo social atual. No campo da pesquisa educacional, apesar de haver diversas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de conteúdos e conhecimentos astronômicos, assume-se que ainda é necessário explorar esse tema, especialmente na primeira fase do ensino fundamental. Sendo assim, por meio do objetivo geral de  compreender de que forma a sequência didática a ser proposta pode contribuir para mediação do ensino de conteúdos inseridos na área da astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e propor estratégias didáticas que possam promover o entendimento sobre o assunto, construímos este trabalho, perpassando pelas seguintes etapas inseridas no percurso metodológico: realização de uma revisão de literatura sobre o assunto, planejamento e aplicação de uma oficina sobre mapas conceituais e desenvolvimento, realizando e analisando uma sequência didática sobre o tema “Eclipses”. Temos como fundamentação teórica desta pesquisa a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A revisão de literatura sobre Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental teve a finalidade de selecionar trabalhos, em determinados diretórios de pesquisa, que tratassem o referido tema entre 2016 e 2021. Inserida na Sequência Didática e com a finalidade de substanciá-la, organizamos e realizamos uma oficina de Mapas Conceituais a qual aconteceu em quatro encontros, durante as duas últimas semanas de junho de 2022. A Sequência Didática ocorreu em seis encontros, totalizando dez aulas, ocorridas em setembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa metodológica mista, a qual foi conduzida por meio de coletas e análises utilizando técnicas qualitativas e quantitativas. Por meio dos dados coletados com o auxílio de gravadores de áudio e vídeo, anotações, observações, questionários e atividades aplicadas na pesquisa de campo, realizamos uma análise por meio dos conceitos utilizados pelos estudantes nos mapas conceituais e ilustrações do fenômeno Eclipse, de forma a verificar a aprendizagem deles, buscando evidências da aprendizagem significativa.
Abstract: Astronomy is a field of human interest and study since the beginning of the existence of human societies. In this work, although we do not talk about Astronomy as a Science, we recognize the influence it has on our society, which is perceived not only throughout human history but also on the current social body. In the field of educational research, although there are several studies on teaching and learning astronomical content and knowledge, it is assumed that it is still necessary to explore this topic, especially in the first phase of elementary school. Therefore, through the general objective of understanding how the proposed didactic sequence can contribute to mediating the teaching of contents inserted in the area of astronomy in the early years of Elementary School and propose didactic strategies that can promote understanding on the subject , we built this work going through the following steps inserted in the methodological route: carrying out a literature review on the subject, planning and implementing a workshop on conceptual maps and developing, performing and analyzing a didactic sequence on the theme “Eclipses”. We have as theoretical foundation of this research the Meaningful Learning Theory (MLT). The literature review on Teaching Astronomy in Elementary School aimed to select works, in certain research directories, that dealt with the aforementioned theme between 2016 and 2021. Inserted in the Didactic Sequence and with the purpose of substantiating it, we organized and we held a Conceptual Maps workshop that took place in four meetings, during the last two weeks of June 2022. The Didactic Sequence took place in six meetings, which totaled ten classes, which took place in September 2022. It is a mixed methodological research, in which it was conducted through collections and analyzes using qualitative and quantitative techniques. Through the data collected with the aid of audio and video recorders, notes, observations, questionnaires and activities applied in the field research, we carried out an analysis through the concepts used by the students in the conceptual maps and illustrations of the Eclipse phenomenon, in order to verify their learning, seeking evidence of significant learning.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Meaningful learning
Ensino de astronomia
Astronomy teaching
Eclipses
Eclipses
Sequência didática
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SÁ, J. M. Eclipses: uma sequência didática inspirada pela aprendizagem significativa no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1832
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Jaqueline_Montalvao_de_Sa.pdfDissertação8,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.