Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1802
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espaços públicos degradados em Nerópolis-GO: a cidade educadora como possibilidade
Título(s) alternativo(s): Degraded public spaces in Nerópolis-GO: the educating city as a possibility
Autor(es): Oliveira, Elaine Pacheco de
Primeiro Orientador: Teixeira, Renato Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Renato Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça Filho, Marajá João Alves de
metadata.dc.contributor.referee3: Vilela, Benjamim Pereira
Resumo: O escopo deste estudo é refletir a respeito de espaços públicos degradados em Nerópolis com vistas à possibilidade de Cidade Educadora. Tendo como objetivo geral: analisar os espaços degradados na cidade de Nerópolis/GO a partir de uma concepção teórica das Cidades Educadoras, e como objetivos específicos: a) verificar as políticas públicas municipais ao estímulo à cidadania; b) identificar as áreas públicas mais degradadas na cidade de Nerópolis/GO e c) quantificar as despesas do município de Nerópolis com os espaços degradados na cidade nos últimos cinco anos. A pesquisa adotou metodologia qualitativa com revisão bibliográfica, análise documental. A importância do trabalho mostra-se atual, devido à intensidade das transformações no mundo, e a necessidade de atender com novos paradigmas aos desafios educacionais seja em Nerópolis ou em outra localidade, esta pesquisa corrobora num momento adequado, pois se projeta como uma espécie de ―laboratório‖ para vislumbrar mesmo de maneira utópica, a Cidade Educadora no município, lançando uma nova possibilidade no âmbito municipal, quiçá estimular uma rede de Cidades Educadoras com vistas à cidadania e emancipação social. Como resultado constatou-se que as políticas educacionais se dão em todos os espaços, há uma tendência por parte do poder municipal em investir nos sistemas de objetos (praças, iluminação, calçamento, asfalto, paisagismo, dentre outros), deixando em segundo plano os sistemas de ações (educar a população para práxis social), esse descompasso são uns dos motivos dos espaços públicos degradados na cidade de Nerópolis/GO.
Palavras-chave: Cidade educadora
Educação
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: OLIVEIRA, Elaine Pacheco de. Espaços públicos degradados em Nerópolis-GO: a cidade educadora como possibilidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1802
Data do documento: 6-Set-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ Especialização_ElainePacheco.pdfTCC_ Especialização_ElainePacheco5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata da sessão pública_ElainePacheco.pdfAta da sessão pública_ElainePacheco458,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.