Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1694
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo feminino no comércio varejista nos bairros próximos ao Instituto Federal de Goiás - Campus Anápolis
Título(s) alternativo(s): Female entrepreneurship in retail trade in neighborhoods near the Federal Institute of Goias - Campus Anapolis
Autor(es): Nascimento, Genilson Rodrigues do
Primeiro Orientador: Silva, Selma Maria da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Selma Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Mesquita, Simone Maria Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Borges Júnior, Antônio
Resumo: RESUMO Nas últimas décadas houve crescimento no envolvimento das mulheres na área do empreendedorismo. A despeito de sua participação, a literatura sobre empreendedorismo feminino indica que as mulheres empreendedoras ou gestoras de empresas enfrentam muitos desafios no planejamento e gestão do empreendimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o empreendedorismo feminino nos bairros próximos ao Instituto Federal de Goiás- Câmpus Anápolis, buscando responder a seguinte problemática de pesquisa: Quais dificuldades enfrentadas pelas mulheres na criação e gestão de seus negócios? A pesquisa é classificada como quantitativa, do tipo exploratório e de campo. A pesquisa bibliográfica possibilitou suporte para a compreensão do tema e da problemática. A técnica de amostragem foi não probabilística, por conveniência. A amostra foi constituída por 17 mulheres proprietárias de pequenos empreendimentos comerciais. Os dados foram coletados com a utilização de questionários e analisados através da análise de conteúdo proposta por Bardin. As principais causas que levaram as mulheres a abrirem seus negócios próprio foram realização pessoal, crise financeira e oportunidade de trabalho. Quanto as dificuldades de empreender, elas estão relacionadas a gestão do negócio, sobretudo nas áreas financeira, marketing e logística. Espera- se que a pesquisa possa contribuir para a produção científica na área do empreendedorismo feminino. Espera-se, ainda, que a realização da pesquisa se some à outras no sentido de indicar a necessidade de apoio aos empreendimentos gerenciados por mulheres, no que se refere a políticas públicas, educação empreendedora, capacitação gerencial, financiamento dentre outras.
Abstract: In recent decades there has been an increase in the involvement of women in the area of entrepreneurship. Despite their participation, the literature on female entrepreneurship indicates that women entrepreneurs or business managers face many challenges in the planning and management of the enterprise. In this sense, the objective of this work is to analyze female entrepreneurship in the neighborhoods close to the Instituto Federal de Goiás-Câmpus Anápolis, seeking to answer the following research problem: What difficulties do women face in creating and managing their businesses? The research is classified as quantitative, exploratory and field research. The bibliographic research provided support for the understanding of the theme and the problem. The sampling technique was non-probabilistic, for convenience. The sample consisted of 17 women owners of small commercial enterprises. Data were collected using questionnaires and analyzed using content analysis proposed by Bardin. The main causes that led women to open their own businesses were personal fulfillment, financial crisis and job opportunities. As for the difficulties of entrepreneurship, they are related to business management, especially in the financial, marketing and logistics areas. It is hoped that the research can contribute to scientific production in the area of female entrepreneurship. It is also expected that the realization of the research will be added to others in the sense of indicating the need to support enterprises managed by women, with regard to public policies, entrepreneurial education, management training, financing, among others.
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Gerenciamento
Anápolis
Female entrepreneurship
Managemen
Anapolis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: NASCIMENTO, Genilson Rodrigues do. Empreendedorismo feminino no comércio varejista nos bairros próximos ao Instituto Federal de Goiás – Câmpus Anápolis. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Logística) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1694
Data do documento: 4-Jul-2022
Aparece nas coleções:Curso Superior de Tecnologia em Logística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final do Genilson Rodrigues do Nascimento.pdftcc_Genilson Nascimento696,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.