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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Concepções de alfabetização: estudo de livro didático do primeiro ano do ensino fundamental indicado pelo PNLD 2023 à luz da PNA (2019) e da BNCC (2018) e necessidade de superação
Título(s) alternativo(s): ;
Autor(es): OLIVEIRA, Adriane Freitas Coelho de
Primeiro Orientador: ALBUQUERQUE., Suzana Lopes de
metadata.dc.contributor.referee1: ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de
metadata.dc.contributor.referee2: PRUDENTE, Mabel Pettersen
metadata.dc.contributor.referee3: COSTA, Maraiza Oliveira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo das concepções sobre alfabetização presentes no Livro Didático “Entre Laços” do primeiro ano do Ensino Fundamental indicado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2023 à superação da Política Nacional de Alfabetização (2019) e da Base Nacional Comum Curricular (2018). Este trabalho objetiva analisar tal obra engendrando a importância de promover discursos históricos por autores brasileiros na área da alfabetização que amarraram cientificamente uma perspectiva teórica dos estudos científicos da alfabetização em contextos amplos e históricos. Para tanto, conto com a perspectiva teórica dos Estudos Científicos de autores que se posicionam criticamente nas concepções socio-históricas e conjunturais. Para realizar esta busca foram analisados alguns documentos como a PNA (2019), a BNCC (2018), o PNLD (2023), o livro didático “Entre Laços” (2023), que foi escolhido e adotado pela equipe da escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, tomando como referência os artefatos acima citados e considerando-os como parte do circuito de produção, regulação e consumo da produção sobre a alfabetização no Brasil. Para realizar a análise documental acerca da concepção de alfabetização posta no livro didático “Entre Laços” levantou-se a seguinte questão: quais são as concepções pedagógicas sobre o processo de alfabetização e letramento contidas no livro didático “Entre Laços, Língua Portuguesa” que foi aprovado no PNLD - 2023 e quais as aproximações com os documentos oficiais e a necessidade de superação por um viés histórico-crítico. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica. Ao nortear o processo de ensino-aprendizagem, os documentos oficiais como a PNA e BNCC estabelecem diretrizes e objetivos para as escolas auxiliarem o processo na definição dos currículos, na seleção de conteúdos e na organização das práticas pedagógicas. Buscando a necessidade de contextualizar o passado e discutir o presente e a qualidade que se espera pela educação brasileira nos dias atuais, uma única metodologia não assegura que todos os alunos tenham uma formação adequada e alinhada com superações históricas reais nos espaços educacionais. A obra didática analisada mostra-se limitada e problemática ao adotar uma abordagem exclusiva pelo método fônico e literacia familiar, negligenciando aspectos essenciais da alfabetização, como compreensão, interpretação e contextos sociais. Uma abordagem mais abrangente, que considere diferentes métodos e ações educativas voltadas para o desenvolvimento pleno dos alunos, seria mais adequada para promover uma educação inclusiva e de qualidade.
Abstract: This research aims to study the conceptions about literacy present in the Textbook “Entre Laços” of the first year of Elementary School indicated by the National Book and Teaching Material Program PNLD 2023 in the light of the National Literacy Policy (2019) and the Base National Common Curricular (2018). This writing aims to analyze such work engendering the importance of promoting historical discourses by Brazilian authors in the area of ​​literacy that scientifically tied a theoretical perspective of scientific studies of literacy in broad and historical contexts. To do so, I rely on the theoretical perspective of Scientific Studies by authors who position themselves critically in socio-historical and conjunctural conceptions. To carry out this search, some documents were analyzed, such as the PNA (2019), the BNCC (2018), the PNLD (2023), the textbook “Entre Laços” (2023), which was chosen and adopted by the team of the Municipal Network school. de Ensino de Goiânia, taking the artifacts mentioned above as a reference and considering them as part of the circuit of production, regulation and consumption of production on literacy in Brazil. In order to carry out the documental analysis about the conception of literacy presented in the textbook “Entre Laços”, the following question was raised: what are the pedagogical conceptions about the process of literacy and literacy contained in the textbook “Entre Laços, Língua Portuguesa”, which was approved in the PNLD - 2023 and what are the approximations with the official documents and the need to overcome it through a historical-critical bias. The methodology used was documentary and bibliographical research. By guiding the teaching-learning process, official documents such as the PNA and BNCC establish guidelines and objectives for schools to assist in the process of defining curricula, selecting content and organizing pedagogical practices. Seeking the need to contextualize the past and discuss the present and the quality expected of Brazilian education today, a single methodology does not ensure that all students have an adequate education aligned with real historical achievements in educational spaces. The didactic work analyzed is limited and problematic by adopting an exclusive approach through the phonic method and family literacy, neglecting essential aspects of literacy, such as comprehension, interpretation and social contexts. A more comprehensive approach, which considers different educational methods and actions aimed at the full development of students, would be more adequate to promote an inclusive and quality education.
Palavras-chave: Livro didático
Alfabetização
Letramento
Políticas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia Oeste
Citação: OLIVEIRA, Adriane Freitas Coelho. Concepções de Alfabetização: Estudo de Livro Didático do Primeiro Ano do Ensino Fundamental indicado pelo PNLD 2023 à luz da PNA (2019) e da BNCC (2018) e Necessidade de Superação. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Pedagogia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia Oeste. Goiânia - GO, 21/06/2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1582
Data do documento: 13-Jun-2023
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