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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelagem, simulação e análise de motor a relutância variável aplicado à veículos híbridos
Título(s) alternativo(s): Modeling, simulation and analysis of variable reluctance engine applied to hybrid vehicles
Autor(es): Sousa, Lucas Gabriel Cardoso de
Primeiro Orientador: Dias, Renato Jayme
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Charles dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Camille Reátegui
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Renato Jayme
Resumo: Esse trabalho apresenta a simulação de um veículo híbrido que emprega uma MRV (Máquina a Relutância Variável) como fonte de propulsão. Seja pelas características de densidade de potência, seja pela estrutura recortada e ausência de enrolamentos no rotor, a MRV pode ser vista como alternativa para projetos de carros híbridos. Esta máquina pode ser descrita por uma série de equações de estado que relacionam suas características elétricas e mecânicas. Essas equações foram implementadas no Simulink/MATLAB® e simularam o comportamento da MRV para determinadas condições de estímulo. O motor elétrico também interagiu com blocos providos pelo Simulink, elementos referentes a estrutura de um veículo foram introduzidos para que o comportamento da MRV pudesse ser avaliado em um cenário de esforço que se aproximasse de um veículo híbrido.
Abstract: This work presents the simulation of a hybrid vehicle that uses an SRM (Switched Reluctance Machine) as a source of propulsion. Whether due to its power density characteristics, or due to its cut structure and absence of rotor windings, SRM can be seen as an alternative for hybrid car projects. This machine can be described by a series of equations of state that relate its electrical and mechanical characteristics. These equations were implemented in Simulink/MATLAB® and simulated the behavior of the SRM for certain stimulus conditions. The electric motor also interacted with blocks provided by Simulink, elements referring to the structure of a vehicle were introduced so that the behavior of the SRM could be evaluated in an effort scenario that approached a hybrid vehicle.
Palavras-chave: Motor a Relutância Variável.
Carro elétrico.
Simulação Computacional.
CNPq: Engenharias; Engenharia Elétrica; Sistemas Elétricos de Potência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: SOUSA, Lucas Gabriel Cardoso de. Modelagem, simulação e análise de motor a relutância variável aplicado à veículos híbridos. 2022. 200 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1577
Data do documento: 8-Fev-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica

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