Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1524
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Racismo e educação escolar: um estudo bibliográfico sobre o racismo na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Racism and school education: a bibliographical study on racism in early childhood education |
Autor(es): | Pinheiro, Nayany dos Santos |
Primeiro Orientador: | Araújo Jr., João Ferreira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo Jr., João Ferreira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Braga, Keith Daiani da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Wellington Cardoso de |
Resumo: | O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir o preconceitoracial no espaço escolar, com o recorte para as suas manifestações na EducaçãoInfantil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio de seleção eestudo de artigos científicos publicados em perídocos da área da educação edisponibilizados na plataforma do Google Acadêmico, tendo como palavras chave:racismo e Educação Infantil. Buscou-se apreender o preconceito racial, adiscriminação racial, bem como tais conceitos se apresentam na Educação Infantil.No que se refere aos fundamentos do racismo e sua relação com a educaçãoescolar utilizou-se como referencial teórico autores como ROSEMBERG (2015),SANTIAGO (2014), DIAS (2012), CAVALEIRO (2001) ALMEIDA (2019), RIBEIRO(2019), FERNADES (2008) entre outros. O trabalho está dividido em dois capítulos,“O racismo e a necessidade de uma educação antirracista no Brasil” e “O racismo naEducação Infantil: um estudo bibliográfico a partir da literatura educacional brasileira”.Por meio desse trabalho foi possível verificar que o racismo na educação semanifesta de forma implicita, por meio de práticas educacionais que reforçam oracismo estrutural existente no país e por vezes, com atitudes individuais einstitucionais negacionistas, coerentes com a a falsa ideia de que há umademocracia racial no Brasil. |
Abstract: | This course conclusion work aims to discuss racial prejudice in the school space, witha focus on its manifestations in Early Childhood Education. Bibliographic researchwas used as a methodology, through the selection and study of scientific articlespublished in periodicals in the area of education and made available on theGoogle Scholar platform, having as key words: racism and Early ChildhoodEducation. It was sought to apprehend racial prejudice, racial discrimination, as well as such concepts present in Early Childhood Education. With regard to thefoundations of racism and its relationship with school education, authors such asROSEMBERG (2015), SANTIAGO (2014), DIAS (2012), CAVALEIRO (2001)ALMEIDA (2019), RIBEIRO (2019) were used as theoretical references. ),FERNADES (2008) among others. The work is divided into two chapters, “Racismand the need for an anti-racist education in Brazil” and “Racism in Early ChildhoodEducation: a bibliographic study based on Brazilian educational literature. Throughthis work, it was possible to verify that racism in education manifests itself implicitly,through educational practices that reinforce the structural racism existing in thecountry and sometimes, with individual and institutional negationist attitudes,consistent with the false idea that there is a racial democracy in Brazil. |
Palavras-chave: | Racismo Preconceito racial Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Aparecida de Goiânia |
Citação: | PINHEIRO, Nayany dos Santos. Racismo e educação escolar: um estudo bibliográfico sobre o racismo na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1524 |
Data do documento: | 8-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia Bilíngue |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nayany.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.