Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1466
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Introdução ao conceito de equação e ao pensamento algébrico no sistema Elkonin-Davydov
Título(s) alternativo(s): Introduction to the concept of equation and algebraic thinking in the Elkonin-Davydov system
Autor(es): Prado, Vitória Alves Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Xavier, Priscila Branquinho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Lucas Bernardes
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Priscila Branquinho
Resumo: O trabalho objetiva compreender a organização do ensino de equação, a partir das contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental de V. V. Davydov. Tem-se como enfoque o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos, a partir da proposta de organização de ensino da matemática no sistema Elkonin-Davydov, cuja finalidade, é promover o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. A teoria histórico-cultural vem conquistando espaço no campo da educação brasileira, desde o final dos anos de 1980. Nesse contexto, desdobramentos da referida teoria, como a teoria do ensino desenvolvimental, formulada pelo psicólogo russo V.V. Davydov, tem oferecido elementos para repensarmos as diferentes disciplinas escolares, entre elas, a matemática, uma especificidade é o processo de formação do conceito de equação, que se apresenta nos currículos de Matemática desde o primeiro ano da escolarização, no sistema Elkonin-Davydov, no contexto da educação básica russa. O problema de pesquisa encontra-se formulado da seguinte forma: a partir dos princípios metodológicos e didáticos da teoria do ensino desenvolvimental, que mudanças podem ser introduzidas no ensino de equação? Para a realização da pesquisa, foram analisadas teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, artigos científicos, livros, capítulos de livros, livros didáticos e manuais para professores. A partir das análises feitas com esses materiais da pesquisa, percebe-se a importância da organização do ensino para que, através do ensino, o aluno consiga desenvolver o pensamento teórico e possa fazer as generalizações e abstrações necessárias do objeto de estudo e a importância de introduzir o conceito de equação, nos anos iniciais, a partir da relação todo/parte no âmbito da relação entre grandezas, tal relação acontece através desenvolvimento do conceito teórico referente ao sistema de adição e subtração.
Abstract: The work aims to understand the organization of equation teaching, based on the contributions of V. V. Davydov's Theory of Developmental Teaching. The focus is on the teaching and learning process of scientific concepts, based on the proposal to organize the teaching of mathematics in the Elkonin-Davydov system, whose purpose is to promote the development of students' theoretical thinking. Historical-cultural theory has been conquering space in the field of Brazilian education since the end of the 1980s. Davydov, has offered elements for us to rethink the different school subjects, including Mathematics, a specificity is the process of formation of the concept of equation, which is presented in Mathematics curricula since the first year of schooling, in the Elkonin-Davydov system, in the context of Russian basic education. The research problem is formulated as follows: from the methodological and didactic principles of the theory of developmental teaching, what changes can be introduced in the teaching of equations? To carry out the research, theses, and dissertations available at CAPES' Theses and Dissertations Bank, scientific articles, books, book chapters, textbooks and manuals for teachers were analyzed. From the analyzes carried out with these research materials, one can see the importance of organizing teaching so that, through teaching, the student can develop theoretical thinking and can make the necessary generalizations and abstractions of the object of study and the importance of introduce the concept of equation, in the early years, from the whole/part relationship within the scope of the relationship between magnitudes, such relationship happens through the development of the theoretical concept referring to the system of addition and subtraction.
Palavras-chave: Teoria do Ensino Desenvolvimental
Developmental Teaching Theory
Equação
Equation
Sistema Elkonin-Davydov
Elkonin-Davydov system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: PRADO, Vitória Alves Pereira da Silva. Introdução ao conceito de equação e ao pensamento algébrico no sistema Elkonin-Davydov. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1466
Data do documento: 25-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vitoria_Alves.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.