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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A visão dos discentes de Engenharia Civil da Mobilidade do Câmpus Anápolis do IFG perante as estratégias de ensino-aprendizagem remoto durante a pandemia da Covid-19
Título(s) alternativo(s): A visão dos discentes de Engenharia Civil da Mobilidade do Câmpus Anápolis do IFG perante as estratégias de ensino-aprendizagem remoto durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Santos, Igor de Sousa
Primeiro Orientador: Fernandes, Kátia Cilene Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Malaquias, Arianny Grasielly Baiao
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Kátia Cilene Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Malaquias, Arianny Grasielly Baião
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Claudia Helena dos Santos
Resumo: Devido à emergência sanitária causada pela pandemia da COVID-19, os sistemas educacionais tiveram que adotar múltiplas medidas para mitigar seus efeitos na trajetória educacional dos alunos por meio da implementação de processos de educação a distância, denominados de ensino remoto emergencial (ERE) na rede federal de educação profissional e tecnológica. Este processo abarcou desafios e problemas para as comunidades educativas como um todo frente às barreiras sobre como enfrentar os processos de formação na escola. Desta forma, as instituições de ensino tiveram que realizar ações para construir alternativas pedagógicas com o propósito de promover modelos didáticos e avaliativos em suporte virtual para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente estudo é compreender quais os sentidos atribuídos pelos estudantes do curso de Engenharia Civil da Mobilidade do Câmpus Anápolis do IFG sobre o ERE, buscou-se não apenas mostrar ou descrever estratégias didático-pedagógicas de aprendizagem no ensino remoto, mas, também, coletar perspectivas e opiniões dos estudantes diante do cenário da COVID-19. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário online para os estudantes do curso de Engenharia Civil da Mobilidade através do Google Forms. Os resultados demonstram que as estratégias de ensino atribuídas aos discentes do curso de Engenharia Civil da Mobilidade são satisfatórias, uma vez que os discentes no ensino remoto apresentaram respostas positivas para as adaptações do curso para o ensino remoto emergencial.
Abstract: Due to the health emergency caused by the COVID-19 pandemic, it has had a negative impact on the development of face-to-face education. Therefore, educational systems had to adopt multiple measures to mitigate their effects on the educational trajectory of students through the implementation of distance education processes. This process encompassed challenges and problems for the educational communities as a whole in the face of barriers on how to face the training processes at school. In this way, educational institutions had to carry out actions to build pedagogical alternatives with the purpose of promoting didactic and evaluative models in virtual support to give continuity to the teaching and learning process. The objective of the present study is to understand the meanings attributed by the students of the Mobility Civil Engineering course on the ERE. of the COVID-19 scenario. The methodology used is of a bibliographic qualitative-quantitative nature. For the theoretical discussion, a literary review was carried out. A questionnaire was applied to 19 students of the Mobility Civil Engineering course through Google Forms. The results demonstrate that the teaching strategies assigned to students of the Mobility Civil Engineering course are satisfactory, since the students in remote teaching showed positive responses to the adaptations of the course for emergency remote teaching.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial
Educação em Engenharia
Tecnologias no Ensino de Engenharia Civil
Emergency Remote Teaching
Teaching-Learning Strategie
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: SANTOS, Igor de Sousa. A visão dos discentes de Engenharia Civil da Mobilidade do Câmpus Anápolis do IFG perante as estratégias de ensino-aprendizagem remoto durante a pandemia da Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1461
Data do documento: 10-Dez-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade

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