Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1406
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel das aulas de anatomia e fisiologia humanas na desconstrução de padrões estéticos impostos a adolescentes do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The role of human anatomy and physiology classes in the deconstruction of aesthetic standards imposed on elementary school adolescents
Autor(es): Aquino, Karina Albuquerque de
Primeiro Orientador: Araújo Júnior, Antônio Cláudio de
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo Júnior, Antônio Cláudio de
metadata.dc.contributor.referee2: Lessa, Maraisa Bezerra
metadata.dc.contributor.referee3: Gastal, Maria Luiza de Araújo
Resumo: O presente trabalho visa discutir e colaborar nas questões como autoaceitação e autoimagem que os estudantes possuem, reconhecendo a participação direta da escola e de profissionais do ramo da educação nesse assunto por jovens do ensino fundamental, vê-se que essa fase é marcada por cobrança e comparações no que se refere a aspectos físicos. Foi elaborada uma sequência didática para a disciplina de Ciências da Natureza, por meio da anatomia e fisiologia humanas com o objetivo de oferecer um trabalho de demonstração e promoção da diversidade corporal que estimule o autoconhecimento e reflexão sobre as inseguranças que permeiam o imaginário que os jovens possuem sobre o próprio corpo. A Sequência Didática foi apresentada a docentes experientes que atuam no Ensino Fundamental e seus relatos foram colhidos de maneira a aperfeiçoar a proposta.
Abstract: The present work aims to discuss and collaborate on issues such as self-acceptance and self-image that students have, recognizing the direct participation of the school and professionals in the field of education in this matter by young people from elementary school, it is seen that this phase is marked by charges and comparisons with regard to physical aspects. A didactic sequence was prepared for the discipline of Natural Sciences, through human anatomy and physiology, with the objective of offering a work of demonstration and promotion of body diversity that stimulates self-knowledge and reflection on the insecurities that permeate the imagination that young people have on their own bodies. The Didactic Sequence was presented to experienced teachers who work in Elementary School and their reports were collected in order to improve the proposal.
Palavras-chave: Autoaceitação
Escolas de ensino fundamental
Anatomia
Didática
Puberdade
Self-acceptance
Middle school
Anatomy
Didactic
Puberty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Águas Lindas de Goiás
Citação: AQUINO, Karina Albuquerque de. O papel das aulas de anatomia e fisiologia humanas na desconstrução de padrões estéticos impostos a adolescentes do ensino fundamental. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Águas Lindas, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1406
Data do documento: 15-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Karina Aquino.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.