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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As politícas públicas que envolvem a educação do aluno surdo: o ideal x o real
Título(s) alternativo(s): Public policies involving the education of the deaf student: the ideal x the real
Autor(es): Santos, Karla Moreira
Primeiro Orientador: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Vaz, Diego Leonardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Waleria Batista da Silva
Resumo: Essa pesquisa objetiva analisar algumas legislações que envolvem a educação do aluno surdo, comparando com a realidade escola. Em formato de pesquisa bibliográfica, executamos 3 passos que foram convertidos em capítulos do trabalho. O primeiro passo foi pesquisa bibliográfica de Leis que permeiam os direitos dos alunos surdos. Depois verificamos a realidade do aluno surdo na escola, através de entrevistas publicadas em outra pesquisa. Por fim confrontamos os dados com a pesquisa bibliográfica. Toda a pesquisa foi ancorada em autores como Libâneo (2008), Mazzota (1996) Strobel (2008), Rezende (2010). Depois de todo trabalho, no confronto entre o que está escrito na Lei e o que acontece nos ambientes escolares, entendemos que o governo não cumpre as Leis, faltam investimentos na educação, cursos de capacitação de professores, pedagogos bilíngues para receber alunos surdos. A realidade do surdo é muito diferente o que está na Lei. O trabalho tem o potencial de contribuir com a área de estudos surdos pois mostra um recorte da realidade e o compara com o que a Lei entende que devia acontecer.
Abstract: This research aims to analyze some legislations that involve the education of the deaf student, comparing with the school reality. in search format bibliography, we performed 3 steps that were converted into chapters of the work. O The first step was a bibliographical research of Laws that permeate the rights of students deaf. Then we verified the reality of the deaf student at school, through interviews published in another research. Finally, we compare the data with the bibliographic research. The entire research was anchored on authors such as Libâneo (2008), Mazzota (1996) Strobel (2008), Rezende (2010). After all the work, in the confrontation between what is written in the Law and what happens in school environments, we understand that the government does not comply with the Laws, there is a lack of investment in education, courses in training of teachers, bilingual pedagogues to receive deaf students. THE reality of the deaf is very different from what is in the Law. The job has the potential to contribute to the area of ​​deaf studies because it shows a cut of reality and the compares with what the Law understands should happen.
Palavras-chave: Educação de Surdos
Legislação
Realidade da Escola
Língua de Sinais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: SANTOS, Karla Moreira. AS POLITÍCAS PÚBLICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO: o ideal x o real. 2022. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1371
Data do documento: 9-Fev-2022
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