Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1369
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Letramento literário e formação do leitor: uma análise a partir do livro de Olga Dios Em Família
Título(s) alternativo(s): Literary literacy and reader formation: an analysis based on the book by Olga Dios Em Família
Autor(es): Lima, Valéria Cândido da Silva
Primeiro Orientador: Moura, Alexssandro Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Alexssandro Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Josiane dos Santos
Resumo: O presente estudo discorre sobre a literatura infantil, a importância do letramento literário na formação do leitor crítico e criativo, o papel fundamental do professor como mediador nesse processo, da escola, por ser um espaço formal para a aprendizagem onde todas as crianças deveriam estar, e da família, por ser a instância na qual a criança tem seus primeiros estímulos. Foi realizada uma análise textual da formação do leitor, das transformações da família ao longo dos anos, como surgiu a literatura infantil e o lugar da criança, a partir do livro de Olga de Dios Em Família (2018). Esses conceitos são problematizados e estudados pelos autores, Cosson (2020), Fernandes (2005), Zilberman (2003), Candido (2011), Orlandi (1987, 2008), e Mittmann (2007), entre outros, com eles o nosso percurso foi mais rico e produtivo. Foi uma pesquisa com caráter bibliográfico, em que analisamos livros e artigos a fim de entendermos todas as questões levantadas. Inicio fazendo uma introdução aos conceitos da literatura como processo formativo, pois, ao possibilitarmos que a criança tenha acesso à literatura infantil na escola, ela tende a despertar a criação, pelo viés da arte, visitar lugares e situações que nunca tinha acessado antes, levando-a a desenvolver a imaginação, e isso contribui para ampliar sua subjetividade auxiliando na sua formação humana. O letramento literário possibilita à criança entender melhor as habilidades que envolvem o mundo letrado e a nossa sociedade, é uma prática social e uma responsabilidade da escola e tem uma importante contribuição para a formação dos futuros leitores, pois ele facilita o entendimento dos textos e dos contextos. Ao finalizar a pesquisa, foi possível perceber que a mediação dos educadores e a colaboração da família são essenciais para a formação dos futuros leitores, pois é por meio dos estímulos que eles oferecem para a criança que elas tendem a desenvolver suas habilidades de leitura.
Abstract: This study will discourse about children's literature, the importance of literary literacy in the formation of critical and creative readers, the fundamental role of the teacher as a mediator in this process, of the school, for being a formal space for learning where all children should be, and of the family, for being the instance in which the child has its first stimuli. There will be a textual analysis about reader training, of the transformations of the family over the years, how children's literature came into being, and the place of the child, starting with Olga de Dios' book Em Família (2018). These concepts are problematized and studied by the authors, Cosson (2020), Fernandes (2005), Zilberman (2003), Candido (2011), Orlandi (1987, 2008), and Mittmann (2007), among others, with them our journey will be richer and deeper. It was a bibliographical research, in which we analyzed books and articles in order to understand all the questions raised. I will start by introducing the concepts of literature as a formative process, because when we make it possible for children to have access to children's literature at school, they tend to awaken creation through art, visit places and situations they had never visited before, leading them to develop their imagination, and this contributes to expanding their subjectivity helping in their human development. Literacy enables the child to better understand the skills that involve the literate world and our society. It is a social practice and a school responsibility, and has an important contribution to the formation of future readers, because it facilitates the understanding of texts and contexts. At the end of the research, it was possible to perceive that the mediation of educators and the collaboration of the family are essential for the formation of future readers, because it is through the stimuli they offer to the child that they tend to develop their reading skills.
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação
Formação do leitor
Letramento literário
Criança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: LIMA, Valéria Cândido da Silva. Letramento literário e formação do leitor: uma análise a partir do livro de olga dios em família. 2022. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1369
Data do documento: 7-Fev-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Valeria Candido.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.