Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1368
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia hospitalar: o importante trabalho do/da pedagoga no ambiente hospitalar
Título(s) alternativo(s): Hospital pedagogy: the important work of the pedagogue in the hospital environment
Autor(es): Almeida, Luciana Souza de
Primeiro Orientador: Tenório, Aleir Ferraz
metadata.dc.contributor.referee1: Tenório, Aleir Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Keith Daiani da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira , Alciane Barbosa Macedo
Resumo: Esta pesquisa tem como tema Pedagogia Hospitalar: o Importante trabalho da e do Pedagogo no ambiente hospitalar. Neste aspecto, tendo a Pedagogia Hospitalar como foco, o objetivo geral que percorremos ao longo deste estudo foi o de refletir sobre a atuação e a importância do/da Pedagoga no atendimento ao escolar enfermo. No intuito de atingir este objetivo maior, buscamos compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, que se deu pelo estudo de literatura especializada em autoras e autores estudiosos deste campo teórico, os fundamentos do trabalho da Pedagogia Hospitalar: conceitos, história e direitos do escolar enfermo. Em um segundo momento, buscamos compreender, como se efetiva a atuação prática do e da Pedagoga no ambiente do hospital para, enfim, refletir na importância do/a profissional Pedagoga como agente de transformação, cuidado e humanização dos sujeitos hospitalizados, a partir dos estudos realizados. Neste sentido, elegemos autores e autoras que já possuem longa trajetória de estudos neste campo teórico tais como: Ceccim (1999), Loss (2015), Matos e Mugiatti (2009), Silva (2013), Wiese (2013), Matos (2014), Carreira (2016), Mutti (2016), Jesus (2017) e Pacco (2017). Autores e autoras que contribuíram para a compreensão da Pedagogia Hospitalar bem como sobre a importância do Pedagogo nesse contexto. A partir dos estudos realizados percebemos a relevância da Pedagogia Hospitalar na assistência pedagógica especializada à criança e adolescente hospitalizado. No entanto a oferta ao Atendimento Especializado ainda constitui-se insuficiente para atender as demandas das crianças/ adolescentes em situação Especial de Saúde, Além da ausência de formação inicial por parte das Instituições de Ensino, desta forma torna-se evidente a grande importância do/da Pedagoga em sua atuação como o/a profissional que trabalha para viabilizar junto a Equipe de Saúde estratégias e metodologias que garantam uma Assistência Especializada efetiva que como resultado, torne legitimo o direito da criança e adolescente. Direito este em relação à Educação, Saúde e Dignidade humana - não importando qual situação de vida esteja vivenciando.
Abstract: This research has as its theme Hospital Pedagogy: the important work of the of the Pedagogue in the hospital environment. In this aspect, having the Pedagogy Hospital as a focus, the general objective that we covered throughout this study was that of reflecting on the role and importance of the Pedagogue in serving the sick school. In order to achieve this greater goal, we seek to understand, through bibliographical research, which was given by the study of literature specialized in authors and studious authors of this theoretical field, the foundations of Hospital Pedagogy work: concepts, history and rights of the sick school. Secondly, we seek to understand how effective the practical performance of and of the Pedagogue in the hospital environment to, finally, reflect on the importance of the professional Pedagogue as an agent of transformation, care and humanization of hospitalized subjects, based on studies performed. In this sense, we chose authors who already have a long trajectory of studies in this theoretical field such as: Ceccim (1999), Loss (2015), Matos and Mugiatti (2009), Silva (2013), Wiese (2013), Matos (2014), Career (2016), Mutti (2016), Jesus (2017) and Pacco (2017). Authors and authors who contributed to the understanding of Hospital Pedagogy as well as to the importance of the Pedagogue in this context. From the studies carried out we realize the relevance of Hospital Pedagogy in pedagogical assistance specialized in hospitalized children and adolescents. However, the offer to Specialized Care is still insufficient to meet the demands of children/adolescents in a special health situation, in addition to lack of initial training on the part of the Teaching Institutions, in this way it becomes evident the great importance of the Pedagogue in their performance as the professional who works to make strategies and strategies feasible with the Health Team methodologies that guarantee an effective Specialized Assistance that, as result, legitimize the right of children and adolescents. right this in regarding Education, Health and Human Dignity - no matter what situation of life you are experiencing.
Palavras-chave: Educação
Pedagogia Hospitalar
Pedagoga/o
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: LMEIDA, Luciana Souza de. PEDAGOGIA HOSPITALAR: o importante trabalho do/da pedagoga no ambiente hospitalar. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1368
Data do documento: 3-Fev-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luciana Souza.pdf789,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.