Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1279
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EJA e conscientização política: alguns princípios da educação popular
Título(s) alternativo(s): EJA and political awareness: some principles of popular education
Autor(es): Gomes, Daniela de Sousa
Primeiro Orientador: Ataídes, Oberdan Quintino de
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Daniel Sejour
metadata.dc.contributor.referee2: Muniz, Marilene Antonia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Ataides, Oberdan Quintino de
Resumo: Observa-se a importância de discutir aspectos e particularidades próprios da educação de jovens e adultos e como isso se dá no ambiente pedagógico. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo identificar quais meios presentes na educação popular podem conscientizar politicamente os estudantes da educação de jovens e adultos, fazendo um levantamento metodológico sobre a prática educativa e o papel do educador popular. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, com revisão de literatura e busca de literatura empírica na área pesquisada. Dessa forma, abordou-se como se dá a consciência política através dessa educação e a partir disto, foram elencados os princípios pedagógicos da educação popular, a fim de elucidar os meios que os educadores da EJA podem utilizar em sala de aula, seja considerando a cultura e o conhecimento trazidos pelos educandos, ou seja na própria organização pedagógica.
Abstract: It is important to discuss aspects and particularities of the education of young people and adults and how this happens in the pedagogical environment. In this way, the present research aimed to identify which means present in popular education can politically make young and adult education students politically aware, making a methodological survey on educational practice and the role of the popular educator. The methodology used was the qualitative approach, with literature review and empirical literature search in the researched area. In this way, it was discussed how political awareness is given through this education and from this, the pedagogical principles of popular education were listed, in order to elucidate the means that YAE educators can use in the classroom, either considering the culture and knowledge brought by the students, or in the pedagogical organization itself.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Educação política
Educação popular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: GOMES, Daniela de Sousa. EJA e conscientização política: alguns princípios da educação popular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1279
Data do documento: 19-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Daniela de Sousa Gomes.pdfEJA e conscientização política: alguns princípios da educação popular619,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.