Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1270
Tipo: Tese-Extra-IFG
Título: Alfabetização informacional na universidade: implicações no papel das bibliotecas e no papel do/a bibliotecário/a
Título(s) alternativo(s): Information literacy at the university: implications for the role of libraries and the role of the librarian
Autor(es): Souza, Maria Aparecida Rodrigues de
Primeiro Orientador: López Cebreiro, Beatriz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Renata Luiza da
metadata.dc.contributor.referee1: Cabera Almenara, Julio
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandez Morante, Maria del Carmen
metadata.dc.contributor.referee3: Pérez I Garcías, Adolfina
metadata.dc.contributor.referee4: Barroso Osuna, Julio
metadata.dc.contributor.referee5: Prendes Espinosa, María Paz
Resumo: A pesquisa objetivou entender a presença da alfabetização informacional/ digital na educação superior, com destaque para o papel da biblioteca e do(a) bibliotecário(a). O marco teórico permitiu selecionar para esta pesquisa instituições com expertise na área, na Espanha e no Brasil. No âmbito da pesquisa de campo, experienciou-se uma prática de formação em alfabetização informacional/digital. Evidenciouse, por meio da pesquisa, que há desafios políticos e administrativos sob a responsabilidade dos gestores para que possam ocorrer formações integradas de alfabetização informacional/digital. Ademais, há o desafio de superação das diferenças de naturezas de atuação profissional entre docentes e técnicos na proposição de um trabalho colaborativo em função de viabilizar tal alfabetização.
Abstract: The research aimed to understand the presence of informational/digital literacy in higher education, with emphasis on the role of the library and the librarian. The theoretical framework allowed the selection of institutions with expertise in the area, in Spain and Brazil, for this research. As part of the field research, a training practice in informational/digital literacy was experienced. It was evidenced, through the research, that there are political and administrative challenges under the responsibility of the managers so that integrated formations of informational/digital literacy can occur. Furthermore, there is the challenge of overcoming the differences in the nature of professional activity between teachers and technicians in proposing collaborative work in order to make such literacy possible.
Palavras-chave: Alfabetização informacional
Bibliotecas
Bibliotecário
Educação superior
CNPq: Ciências Sociais e Jurídicas
Idioma: por
País: Espanha
Editor: Universidade de Santiago de Compostela
Sigla da Instituição: USC
metadata.dc.publisher.department: Escola de Doutoramento Internacional
metadata.dc.publisher.program: Programa de Doutorado en Educación
Citação: SOUZA, Maria Aparecida Rodrigues de. Alfabetização informacional na universidade: implicações no papel das bibliotecas e no papel do/a bibliotecário/a. Santiago de Compostela: USC, 2021. Tese (Doutorado) Programa de Doutoramento em Educação. Universidade de Santiago de Compostela.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1270
Data do documento: 21-Mai-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rep_2376 (1).pdfTese de doutorado43,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.