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Tipo: Dissertação
Título: Ambiente físico e arquitetônico do Instituto Federal : análise da realidade de campus no IFG
Título(s) alternativo(s): Physical and architectural environment of the Federal Institute: analysis of the campus reality at IFG
Autor(es): Santos, Kyung Joon
Primeiro Orientador: Brito, Wanderley
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Wanderley Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee2: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee3: Assunção, Simone Gonçalves Sales
Resumo: Nesta pesquisa busca- se analisar em que medida o ambiente construído e a arquitetura dos edifícios dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica interferem no alcance de suas finalidade objetivos, principais. Os Institutos Federais, segundo a Lei n.11892/2008, são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino. A natureza desse tipo de instituição requer que cada campus disponha de infraestrutura e de ambientes físicos para atendimento e desenvolvimento de suas atividades administrativas, acadêmicas, científicas, tecnológicas e culturais. O objetivo geral da pesquisa é estudar o grau de correspondência entre as etapas de planejamento, construção e ocupação dos espaços arquitetônicos e dos ambientes físicos de um campus do Instituto Federal, quanto ao atendimento das suas atividades principais, segundo o que está previsto na legislação atual e nas normativas para a natureza de uma instituição de educação superior, básica e profissional. Na presente pesquisa, de abordagem qualitativa, opta se por um estudo de caso. No primeiro momento, partes e de uma revisão bibliográfica seguida de pesquisa de campo com proposição de questionários na modalidade remota, visando conhecer a realidade de infraestrutura e ambientes físicos de uma unidade do Instituto Federal. Na segunda etapa do estudo, a análise documental de projetos arquitetônicos, memorial descritivo e registros fotográficos das diferentes etapas de planejamento e construção do campus complementam o estudo. Quanto ao referencial teórico, os estudos sobre a história da educação profissional no Brasil estão fundamentados principalmente em autores como Cunha (2000) e Fonseca (1986). Para compreender a importância da relação entre arquitetura escolar e ambiente físico, o estudo apoia se principalmente nas pesquisas de Kowaltowski (2011 ). Os estudos de França, Villa, Ornstein e Ono (2018) totalizam a metodologia sobre a Avaliação Pós Ocupação (APO), cujo objetivo visa avaliar as opiniões ou níveis de satisfação dos usuários dos ambientes físicos e edifícios do Instituto Federal. A contribuição da pesquisa consiste na elaboração de um produto educacional na modalidade de material textual, com o objetivo de auxiliar a comunidade dos Institutos Federais, no planejamento, na edificação e na organização ou na reforma dos espaços físicos no campus (prédios), considerando a complexidade e a multiplicidade das atividades fim desse modelo de instituição. Pesquisas futuras podem aprofundar essa análise, procurando compreender melhor como as configurações físicas dessas instituições tem interferido no cumprimento dos objetivos para a qual foram criadas.
Abstract: This research seeks to analyze to what extent the built environment and the architecture of the buildings of the Federal Institutes of Professional and Technological Education interfere in the achievement of their main purposes and objectives. The Federal Institutes, according to Law n. 11892/2008, are institutions of higher, basic, and professional education, multi curricular and multi campus, specialized in offering professional and technological education at different levels and modalities of teaching. The nature of this type of institution requires that each campus has the infr astructure and physical environments to serve and develop its administrative, academic, scientific, technological, and cultural activities. The general objective of the research is to study the degree of correspondence between the stages of planning, construction, and occupation of architectural spaces and physical environments on a campus of the Federal Institute, regarding the fulfillment of its main activities, as provided for in current legislation and the regulations for the nature of an institution of higher, basic and professional education. In this research, with a qualitative approach, a case study is chosen. At first, it starts with a literature review followed by field research with the proposal of questionnaires in the remote mode, aiming to unde rstand the reality of infrastructure and physical environments of a unit of the Federal Institute. In the second stage of the study, the documentary analysis of architectural projects, descriptive memorials, and photographic records of the different stagesof planning and construction of the campus complement the study. As for the theoretical framework, studies on the history of professional education in Brazil are based mainly on authors such as Cunha (2000) and Fonseca (1986). To understand the importance of the relationship between school architecture and the physical environment, the study relies mainly on research by Kowaltowski (2011). The studies by França, Villa, Ornstein, and Ono (2018) total the methodology on the Post Occupation Assessment (APO), whose objective is to assess the opinions or levels of satisfaction of users of the physical environments and buildings of the Federal Institute. The research contribution consists in the development of an educational product in the form of textual materia l, intending to help the community of Federal Institutes, in the planning, construction, and organization or renovation of physical spaces on campus (buildings), considering the complexity and multiplicity of end activities of this model of institution. Future research can deepen this analysis, seeking to better understand how the physical configurations of these institutions have interfered with the fulfillment of the objectives for which they were created.
Palavras-chave: Ambiente físico
Educação Profissional e Tecnológica
Arquitetura Escolar
Physical environment
Profession al and Technological Education
Scholar Architecture
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: SANTOS, Kyung Joon Ribeiro. Ambiente físico e arquitetônico do Instituto Federal: análise da realidade de Campus no IFG. 2021. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1117
Data do documento: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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