Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1081
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação de jovens e adultos: um debate a partir da metodologia de Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Youth and adult education: a debate based on the methodology of Paulo Freire
Autor(es): Ramos, Jacy Rocha dos Santos
Primeiro Orientador: Mota, Danyllo Di Giorgio Martins da
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Danyllo Di Giorgio Martins da
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Keith Daiani da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Tenório, Aleir Ferraz
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter bibliográfico, traz a discussão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular e outros diferentes conceitos utilizados para se referir a esta modalidade dentro da concepção e metodologia de Paulo Freire. A partir das obras de Paulo Freire, Gadotti, Gilberto Teixeira e entre outros autores, procurou-se compreender a possibilidade de haver a prática da educação popular nos Institutos Federais, analisando os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos técnicos integrado ao ensino médio de Alimentos e Modelagem do Vestuário na modalidade de Jovens e Adultos no campus Aparecida de Goiânia, explorando a história dos Institutos Federais de forma geral e também em específico do Campus Aparecida. Considerando toda a trajetória de exclusão e desvalorização histórica compreendo que a educação de adultos é de grande importância para a sociedade, e os Institutos Federais se destacam pois elevam a educação de adultos para além da educação profissionalizante.
Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) is bibliographic in nature, it brings up the discussion of Youth and Adult Education (EJA), Popular Education and other different concepts used to refer to this modality within the conception and methodology of Paulo Freire. Based on the works of Paulo Freire, Gadotti, Gilberto Teixeira and among other authors, we sought to understand the possibility of popular education at Federal Institutes, analyzing the Pedagogical Course Projects (PPC) of technical courses integrated with high school of Food and Clothing Modeling in the Youth and Adult modality at the Aparecida de Goiânia campus, exploring the history of the Federal Institutes in general and also specifically at the Aparecida Campus. Considering the entire trajectory of exclusion and historical devaluation, I understand that adult education is of great importance for society, and the Federal Institutes stand out because they elevate adult education beyond vocational education.
Palavras-chave: Paulo Freire
educação de jovens e adultos
educação popular
pedagogia
autonomia
IFG Aparecida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: RAMOS, Jacy Rocha dos Santos. A Educação de Jovens e Adultos: um debate a partir da metodologia de paulo freire. 2020. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1081
Data do documento: 10-Nov-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jacy Rocha.pdf896,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.