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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Raízes africanas: o impacto da Lei nº 10.639 nas propostas pedagógicas das escolas de ensino fundamental de Aparecida de Goiânia (GO)
Título(s) alternativo(s): African roots: the impact of Law nº 10.639 on the pedagogical proposals of elementary schools in Aparecida de Goiânia (GO)
Autor(es): Veríssimo, Luciana Martins Golveia
Primeiro Orientador: Carvalho, Carlos Marcelo Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Carlos Marcelo Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo Jr, João Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Vilasboas, Jaqueline Pereira de Oliveira
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral verificar se as escolas de ensino fundamental, nas séries iniciais de Aparecida de Goiânia (GO), cumprem o que determina a Lei nº 10.639/2003, que altera a Lei nº 9.394/1996, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Para verificar se essa normativa lei tem sido cumprida nas práticas pedagógicas das escolas de ensino fundamental, nas séries iniciais, foi necessário percorrer alguns caminhos para se chegar a uma resposta para a pergunta proposta durante a investigação. Na primeira parte da pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em que foram feitos estudos a partir de um referencial teórico desde o tráfico internacional de africanos para o Brasil até a criação da lei. Posteriormente, foram realizadas análises documentais dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de duas instituições de ensino selecionadas, com a finalidade de entender se as propostas pedagógicas analisadas cumprem o que determina a norma. O resultado aponta que a educação ainda precisa de muitos avanços no que se refere à temática racial.
Abstract: This study had as a general objective to verify whether elementary schools, in the initial grades of Aparecida de Goiânia (GO), comply with what is determined by Law No. 10.639/2003, which amends Law No. 9394/1996, to include in the official curriculum from the Education Network the mandatory theme "Afro-Brazilian History and Culture". To verify whether this normative law has been complied with in the pedagogical practices of elementary schools, in the early grades, it was necessary to go through some paths to arrive at an answer to the question proposed during the investigation. In the first part of the research, a bibliographic research was carried out in which studies were carried out from a theoretical framework from the international traffic of Africans to Brazil to the creation of the law, documentary analysis of the Pedagogical Political Projects (PPPs) of two selected educational institutions, in order to understand if the pedagogical proposals are smoothed meet what is determined by the standard. The result points out that education still needs many advances with regard to racial issues.
Palavras-chave: propostas pedagógicas
Lei nº 10.639/2003
ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: VERÍSSIMO, Luciana Martins Golveia. Raízes africanas: o impacto da Lei nº 10.639 nas propostas pedagógicas das escolas de ensino fundamental de Aparecida de Goiânia (GO). 2021. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1074
Data do documento: 12-Jul-2021
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