Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1072
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia institucional e autogestão pedagógica: a questão didática
Título(s) alternativo(s): Institutional pedagogy and pedagogical self-management: the didactic question
Autor(es): Ramos, Jordana Santos
Primeiro Orientador: Santos, Lucas Maia dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lucas Maia dos
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, Gabriel Teles
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Néri Emílio
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma investigação de caráter bibliográfico, e faz uma discussão da Pedagogia Institucional (P.I) e Autogestão Pedagógica enquanto didática dentro da concepção dos principais pesquisadores da temática. Portanto, a partir das obras de Lobrot, Lapassade, Lourau, Fernand Oury, Aida Vasquez e outros autores foi possível analisar o contexto histórico e pedagógico, estudar os elementos fundamentais desta corrente pedagógica e explorar as proposições didáticas dos pensadores ponderando os seus pontos positivos e negativos, a fim de compreender como a Pedagogia Institucional e a Autogestão Pedagógica podem auxiliar na prática pedagógica dos profissionais da educação atualmente.
Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) is a bibliographical investigation, and discusses Institutional Pedagogy (PI) and Pedagogical Self-Management as a didactic within the conception of the main researchers on the subject. Therefore, based on the works of Lobrot, Lapassade, Lourau, Fernand Oury, Aida Vasquez and other authors, it was possible to analyze the historical and pedagogical context, study the fundamental elements of this pedagogical current and explore the didactic propositions of thinkers considering their positive and negative, in order to understand how Institutional Pedagogy and Pedagogical Self-Management can help in the pedagogical practice of education professionals today.
Palavras-chave: educação
didática
autogestão pedagógica
pedagogia institucional
prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: RAMOS, Jordana Santos. Pedagogia institucional e autogestão pedagógica: a questão didática. 2021. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1072
Data do documento: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jordana Santos.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.