Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1057
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Patologia do pavimento rígido nos terminais de ônibus do Eixo-Anhanguera
Título(s) alternativo(s): Pathology of the hard pavement in the bus terminals of the Anhanguera-Axis
Autor(es): Arraes, Alexandre Pereira dos Santos
Oliveira, Camila Borges Messias de
Primeiro Orientador: Soares, Murilo Meirón de Pádua
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Murilo Meirón de Pádua
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Silvana Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Carlo, Nicollas Bruno Di
Resumo: A utilização do pavimento rígido, respeitando as normas técnicas tem se mostrado um desafio, pois este só se torna economicamente viável em situações de tráfego elevado. Caso do estudo em questão, o corredor de ônibus Eixo-Anhanguera. Este corredor atualmente atravessa Goiânia, e dentro do seu perímetro urbano tem uma extensão de 13,5 km (treze quilômetros e quinhentos metros), sendo integrado por 5 (cinco) terminais e 19 (dezenove) estações de embarque e desembarque ao longo de sua rota. Implantado em 1976 como parte de um conjunto de medidas voltadas para a melhoria do transporte coletivo da Capital, foi no ano de 1998 onde recebeu sua mais importante intervenção, a construção das 19 (dezenove) estações de embarque e desembarque, todas utilizando o pavimento de concreto. Passados 21 (vinte e um) anos,foi verificado as atuais condições do pavimento rígido nas estações de embarque/desembarque, averiguado os defeitos de maior incidência, suas prováveis causas, e soluções viáveis. Levando em conta a manutenção da qualidade do serviço prestado a população goianiense, a análise destas patologias se torna de suma importância para a correção e profilaxia de defeitos existentes e futuros, respectivamente.
Abstract: The use of rigid pavement, respecting the technical standards has been a challenge, as it only becomes economically viable in high traffic situations. Case of the study in question, the Eixo-Anhanguera bus corridor. This corridor currently crosses Goiânia, and within its urban perimeter has a length of 13.5 km (thirteen kilometers and five hundred meters), consisting of 5 (five) terminals and 19 (nineteen) departure and disembarkation stations along its route. Implemented in 1976 as part of a set of measures aimed at improving the public transport of the Capital, it was in 1998 that it received its most important intervention, the construction of the 19 (nineteen) departure and disembarkation stations, all using the concrete. 21 (Twenty-one) years later, the current conditions of the rigid pavement at the embarkation / disembarkation stations were verified and the most frequent defects, their probable causes, and viable solutions were verified. Considering the maintenance of the quality of service provided to the population of Goiás, the analysis of these pathologies becomes of paramount importance for the correction and prophylaxis of existing and future defects, respectively.
Palavras-chave: pavimento rígido
Eixo Anhanguera
patologia
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: ARRAES, Alexandre Pereira dos Santos; OLIVEIRA, Camila Borges Messias de. Patologia do Pavimento Rígido nos Terminais de Ônibus do Eixo-Anhanguera. 2020. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1057
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Alexandre Pereira e Camila Borges.pdf6,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.